Fiern homenageia dois empresários com a Medalha do Mérito Industrial Walter Dore – Marcos Aurélio de Sá

- A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) realizará amanhã, a partir das 21:00 horas,…

- A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern) realizará amanhã, a partir das 21:00 horas, no Boulevard Recepções, a solenidade de entrega da Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore aos empresários potiguares Leônidas Ferreira de Paula (in memoriam) e João Alves da Lima, diretor-fundador do grupo Três Corações/Café Santa Clara.

– Para o evento, que comemora antecipadamente a passagem do Dia da Indústria (25 de maio), foram expedidos mais de 500 convites a autoridades e classe empresarial. Dentro dele haverá uma apresentação da “Sesi Big Band”.

– A Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore é outorgada a personalidades que se destacaram como apoiadores e incentivadores do desenvolvimento das atividades da indústria do território norte-rio-grandense.

Meteorologistas do Nordeste, reunidos em Aracaju, preveem muitas chuvas em junho

– Iniciada ontem e concluída hoje ao meio dia, na capital do Estado de Sergipe, a II Reunião de Análise e Previsão Climática para o Leste da Região Nordeste do Brasil contou com a participação das equipes técnicas e científicas dos principais institutos meteorológicos regionais e nacionais.

– Entre as conclusões do encontro está a de que o mês de junho será marcado pela ocorrência de chuvas abundantes em todo o litoral Leste dos Estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

– Para Natal, por exemplo, são previstas precipitações pluviométricas no período superiores a 250 milímetros, o que poderá ocasionar transtornos durante os jogos da Copa do Mundo agendados para a Arena das Dunas.

– A estação chuvosa na região que compreende os municípios do Litoral Leste e da região Agreste do RN deverá se prolongar ainda pelos meses de julho e agosto, favorecendo a pecuária (com o desenvolvimento das pastagens) e as culturas da cana-de-açúcar e da mandioca.

– O meteorologista Gilmar Bristot, da Gerência de Meteorologia da Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), representou o Estado na Reunião de Análise e Previsão Climática.

Grupo Petrópolis (Cerveja Itaipava) entra firme na concorrência com Ambev no RN

– Já está operando a pleno valor no mercado potiguar o Grupo Petrópolis, fabricante da Cerveja Itaipava, que acaba de inaugurar sua central de distribuição às margens da rodovia BR-304 (trecho entre Parnamirim e Macaíba), em frente ao CIA (Centro Industrial Avançado).

– Graças a uma política eficiente de marketing e à sua excelente qualidade, a Cerveja Itaipava está conseguindo conquistar com enorme rapidez uma substanciosa fatia do mercado brasileiro, a ponto de já estar causando problemas ao desempenho do grupo AmBev, que até recentemente possuía o domínio quase que exclusivo (mais de 72 por cento) do segmento cervejeiro nacional.

– De 2011 para cá, por causa do acirramento da competição com a Itaipava, a AmBev já reduziu seu market share (fatia do mercado) para 67,5 por cento. Para se ter ideia do impacto que isso significa, basta atentar que cada ponto de market share perdido equivale a cerca de R$ 200 milhões a menos no faturamento do grupo AmBev.

Combustíveis: culpa do preço alto não é do posto, mas sim do imposto

– Maio, quinto mês do ano está chegando ao fim. E com ele termina o longo período de tempo (150 dias) que os brasileiros têm de trabalhar todos os anos somente com a finalidade de juntar dinheiro para pagar os impostos e taxas federais, estaduais e municipais que lhes são cobrados a cada exercício de 12 meses.

– A nossa carga tributária, que se classifica entre as mais elevadas do planeta, chega a representar, na média, perto de 40 por cento do PIB (produto interno bruto), ou seja, de tudo aquilo que a população do país consegue produzir. Existem produtos e serviços, porém, que chegam a ter seus custos representados por até mais de 70 por cento de impostos.

– Diante dessa nefasta realidade que nossa classe política não tem conseguido consertar, a classe empresarial vez por outra resolve promover campanhas esclarecedoras no sentido de conscientizar o povo a respeito da injustiça a que ele é submetido pelo Estado brasileiro.

– Na manhã de hoje, por exemplo, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos/RN) promoveu em Natal e em Mossoró, com o apoio de quatro postos, a venda de gasolina ao preço de apenas R$ 1,45 o litro – menos de 50 por cento do preço regular cobrado nas bombas – no intuito de demonstrar à sociedade por quanto o combustível poderia chegar ao consumidor de não fosse o fato de que sobre o seu preço final incide uma carga de tributos de 53 por cento.

Senai/RN oferece cursos gratuitos de edução à distância

– O Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta, do Senai/RN, está com inscrições abertas para cursos gratuitos de educação à distância (EAD). Estão sendo ofertados oito cursos voltados para estudantes e pessoas de qualquer nível de instrução interessadas em ampliar ou aperfeiçoar conhecimentos e se capacitar para o mercado de trabalho.

– Os cursos, segundo Waldenice Cardoso, diretora do Centro Clovis Motta, “são ideais para quem não dispõe de tempo para aulas presenciais pois os horários das aulas são definidos pelo próprio aluno”.

– Com turmas disponíveis a partir do dia 27 de cada mês, os cursos oferecidos pelo Senai/RN são os de “Educação Ambiental”, “Empreendedorismo”, “Legislação Trabalhista”, “Propriedade Intelectual”, “Segurança do Trabalho”, “Tecnologia da Informação e Comunicação”, “Lógica de Programação” e “Consumo Consciente de Energia”.

– Os interessados devem buscar maiores informações junto ao próprio Centro de Educação e Tecnologias Clóvis Motta, na Avenida Prudente de Morais, 1571, em Natal.

Dirigentes de imobiliárias recebem orientações sobre prevenção de focos de dengue

– Uma equipe técnica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Natal realizou palestra na sede do Creci/RN (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) para um grupo de dirigentes de imobiliárias, no intuito de orientar sobre medidas que devem ser adotadas para evitar surgimento de focos da dengue em imóveis fechados.

– Segundo informa o presidente do Creci/RN, Waldemir Bezerra, o órgão de classe firmou parceria com a Secretaria Municipal de Saúde visando se integrar à política de combate à proliferação do mosquito transmissor da doença que chega a provocar óbitos.

Compartilhar:
    Publicidade