Fifa Fan Fest começa a receber as primeiras instalações na Praia do Forte

Expectativa é que a montagem esteja completamente pronta até o dia 28 de maio

Local-do-Fifa-Fanfest-WR-(9)

As primeiras instalações do espaço onde acontecerá o Fifa Fan Fest em Natal, na Praia do Forte, começam a tomar corpo. Na manhã desta quinta-feira (22), operários trabalhavam na aplicação de tendas e da cerca que delimita o espaço capaz de comportar até 20 mil pessoas nos dias de jogos da Copa do Mundo. A previsão é de que a montagem do local esteja completamente pronto até o dia 28 de maio.

O Fan Fest acontecerá entre os dias 12 de junho a 13 de julho, das 10h às 22h. Mesmo sendo um evento gratuito e aberto a todas as pessoas interessadas, os visitantes que forem acompanhar as exibições de jogos e as 60 atrações – entre elas Olodum, Araketu, Margareth Menezes, Marina Elali e Dorgival Dantas – não poderão entrar com bebida alcoólica, determinação da FIFA.

De acordo com as normas estabelecidas para a realização do evento, os vendedores ambulantes não poderão atuar em um raio de 600 metros da entrada do local. Para atender a todo o público que estará presente nos dias do evento, a organização da Fan Fest terá 15 espaços para vendas de bebidas e comidas, incluindo também uma praça de alimentação.

Segundo a planta fornecida pela Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla), a área cercada do Fan Fest é de 28.850,00 m². Se contar com o espaço isolado para segurança dos visitantes, entre a Ponte Newton Navarro e o viaduto Presidente Café Filho, a área fica em torno de 34 mil m². O processo de montagem e realização do Fifa Fan Fest custou à Prefeitura Municipal de Natal cerca de R$ 6 milhões.

Para receber visitantes locais, nacionais e também do exterior, o evento em Natal terá cerca de 180 seguranças privados, enquanto que a Polícia Militar, com apoio do Corpo de Bombeiros, dará o apoio no lado de fora da Fan Fest. Ainda de acordo com a regulamentação do evento, todos os visitantes terão de passar por um detector de metais para ter acesso à estrutura. Câmeras de vigilância também serão instaladas no local.

Na planta, também estão previstas áreas de estacionamentos para o público em geral (no perímetro externo) e para a equipe de organização do evento. Linhas de ônibus serão intensificadas até a Praia do Forte durante todo o período da Copa do Mundo. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) ficará responsável pela organização de trânsito, estacionamentos e entorno da Fan Fest.

Forte sucumbe ao abandono

Um dos maiores ícones que representam a capital potiguar em imagens publicitárias ou cartões postais, o Forte dos Reis Magos não recebe a atenção equivalente a sua importância. Durante o período em que Natal receberá a maior concentração turística já vista em curto tempo, a Copa do Mundo, o Forte corre risco de ser completamente esquecido por não ter recebido nenhum investimento ou atrativo.

Próximo à área de realização do Fifa Fan Fest, que está recebendo investimento por parte do poder público para a realização de shows, a Fortaleza dos Reis Magos – como costuma ser chamado – foi escanteada, mesmo sendo um dos maiores pontos de visitação dos turistas. Em alta estação, é registrada uma média de 1.500 visitações por dia.

Compartilhar: