Fifa agora permite que Bombeiros iniciem a inspeção técnica no Arena das Dunas

A partida entre México x Camarões começa às 13h e não está ameaçada, apesar do problema detectado pelos Bombeiros

10452368_656766537726088_7162580791549774808_n

A assessoria da Fifa confirmou há poucos instantes que a organizadora do evento resolver permitir a entrada do Corpo de Bombeiros ao estádio Arena das Dunas, para iniciar a inspeção técnica. A vistoria acontece há poucas horas do início da partida entre México e Camarões.

Palco do jogo entre México x Camarões, nesta sexta-feira, às 13h, a Arena das Dunas não teve aval do Corpo de Bombeiros para a utilização de sua estrutura completa. Em inspeção realizada na quinta, a corporação observou que não havia fixação de cadeiras móveis e guarda corpos (proteção contra quedas) em pontos do estádio.

A princípio, o Corpo de Bombeiros faria uma nova inspeção nesta sexta de manhã para verificar se os serviços teriam sido completados da noite para o dia. Mas a Fifa proibiu os bombeiros de acessar o local nesta manhã.

Resultado: o Corpo de Bombeiros acionou a Secretaria de Segurança do Estado destacando que caso aconteça algum incidente, a Fifa é quem deverá ser responsabilizada.

“Na quinta, podemos dizer que 95% dos serviços estavam dentro dos critérios. Eu não sei se eles arrumaram. Pode ser que o jogo esteja com 100% das estuturas ajustadas. Informamos a secretaria no sentido de que qualquer incidente que ocorrer no estádio será de responsabilidade do organizador”, declarou ao UOL Esporte o tenente Christiano Couceiro.

De acordo com o tenente, se fosse um evento público, haveria isolamento nas áreas reprovadas. A Arena das Dunas possui aval do Corpo de Bombeiros em grande parte das estruturas. No entanto, setores que tiveram ajustes recentes, como o caso dos 11 mil assentos novos, ainda necessitariam de aprovação de novo projeto, o que não aconteceu.

O tenente do Corpo de Bombeiros informa que seguidos atrasos por parte dos organizadores impediram que fosse feita inspeção nas cadeiras móveis com antecedência. O setor foi completado somente nesta semana, dias antes da estreia da arena no Mundial.

“Inicialmente foi combinado que faríamos vistoria na terça, mas fomos informados de que não estava pronto. Adiamos. Na quarta observamos que estava 90%. Na quinta vimos um avanço nas estruturas, mas que ainda necessitaria de reparos nas cadeiras móveis e guarda corpos”

A Arena das Dunas chega para o Mundial como um dos estádios que mais preocupou o secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke.

O dirigente alertou as autoridades de Natal, em abril, que seria preciso urgência na instalação de 11 mil assentos móveis. O serviço, segundo a organização da Copa, ficou pronto somente nesta semana.

A arena também receberá EUA x Gana, Japão x Grécia e Itália x Uruguai.

Complexo viário incompleto

O complexo viário no entorno da arena foi entregue inacabado nesta semana. São seis túneis, dois viadutos e duas passarelas em funcionamento.

Um viaduto só ficará pronto depois da Copa (que liga a BR-101). A falta de iluminação e sinalização nos primeiros dias de funcionamento do viário causou confusão entre os motoristas.

 

Fonte: Uol

Compartilhar: