Fique por dentro de 10 mitos relacionados a viagens de avião

Duas companhias aéreas passaram a permitir que os passageiros usem celulares durante todo o voo. Veja outras curiosidades

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Durante anos, os passageiros que viajavam em aviões eram orientados a desligarem seus celulares, tablets e computadores durante a decolagem e o pouso. Isso porque todas as companhias aéreas diziam que tais dispositivos eletrônicos poderiam interferir no sinal de navegação da aeronave;

No entanto, nesta terça-feira, as companhias aéreas Qantas e Virgin Australia anunciaram que vão permitir o uso de equipamentos eletrônicos nos voos, assumindo que a tese sobre interferência é um mito.

O Daily Mail separou uma lista de mitos relacionados a viagens aéreas. Confira a lista e descubra 10 coisas que você precisa saber antes de viajar de avião:

1. Lixo caindo do céu? Será de um avião?

Os resíduos coletados em uma aeronave, durante um voo, permanecem no avião até o momento do pouso. Ou seja, se algo cair do céu sobre você, é mais provável que algum pássaro tenha te deixado um presente.

2. É possível ficar preso em um vaso sanitário

É extremamente difícil, mas é possível que a pressão do ar deixe um passageiro preso sentado em um vaso sanitário. No entanto, para isso acontecer, o corpo deve vedar perfeitamente qualquer passagem de ar no assento sanitário.

3. Oxigênio não deixa ninguém “loucão”

Máscaras de oxigênio servem somente para ajudar os passageiros a respirar melhor, em altitudes onde o ar é pobre em oxigênio ou no caso de acontecer algum problema no avião. O álcool presente em drinks servidos em aviões é fonte mais segura de sorrisos abobalhados que as tais máscaras.

4. Não confie na água servida durante o voo

Isso não é mito. Um estudo norte-americano garante que um em cada sete aviões não cumprem normas de segurança relacionadas à água. Muitas vezes, a água usada para a produção de café e de chá não passa por uma elevação de temperatura necessária para purificá-la de bactérias.

5. O ar em aviões é mesmo impuro?

Há quem acredite que o ar em um avião está cheio de germes, por conta do ar-condicionado. Porém, as companhias aéreas garantem que o ar respirado por passageiros dentro de um avião é mais limpo que o normal. Isso porque o sistema de limpeza de ar em uma aeronave é semelhante ao sistema de hospitais.

6. Porém, a impureza está “servida”

As bandejas de aviões são as campeãs em acumular impurezas. Segundo o Daily Mail, a incidência de sujeira nesses lugares é maior que a encontrada no metrô de Nova York.

7. O que acontece se a porta do avião for aberta?

Sim, muitos passageiros seriam arremessados no ar. No entanto, é praticamente impossível abrir a porta de um avião em grande altitude. A pressão da cabine não permite.

8. Raios não causam acidentes aéreos

Se um raio atingir um avião, nada acontece com ele. Isso porque eles são como para-raios: se alguma descarga elétrica atingi-lo, ele estará pronto para isso.

9. É mais rápido ficar bêbado no avião?

Não há nenhum estudo que comprove esse mito. De qualquer maneira, muitos já procuraram realizar o teste.

10. É proibido fumar em aviões, mas há cinzeiros

Os cinzeiros ficam nos banheiros dos aviões. Embora o fumo seja proibido durante o voo, alguém pode sucumbir à tentação no banheiro e jogar a ponta do cigarro no vaso sanitário.

Fonte: Terra

Compartilhar: