Folha de S. Paulo destaca Pró-Sertão no caderno “O Brasil que dá certo” – Marcos Aurélio de Sá

- No caderno especial “O Brasil que dá certo”, que mostra ideias de sucesso implementadas nas diversas regiões do país,…

- No caderno especial “O Brasil que dá certo”, que mostra ideias de sucesso implementadas nas diversas regiões do país, a Folha de S. Paulo destacou o Pró-Sertão (Programa de Industrialização do Interior).

– O projeto que visa fomentar a abertura de facções nas diversas regiões do Rio Grande do Norte foi um dos criados por Rogério Marinho (PSDB), durante sua gestão na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.

– A ideia surgiu a partir de uma conversa com o empresário Flávio Rocha, diretor da Guararapes, gigante do ramo de confecções.

– “O Pró-Sertão garante geração de emprego e renda aliada à qualificação profissional em cidades com potencial para esse tipo de produção. A economia do interior do RN está sendo transformada positivamente”, disse Rogério.

– A reportagem conta a história de Josemere Azevedo e Letícia dos Santos, que moram no município de Parelhas e tiveram, a partir do projeto, a chance do primeiro emprego. As duas trabalham na fábrica de Eva Panício, uma dos vários empreendedores que aproveitaram a oportunidade do Pró-Sertão para ter o próprio negócio.

– De acordo com a matéria, já são 32 confecções em funcionamento no Estado e mais seis preparadas para integrar o programa a partir de julho. A maioria delas está instalada no Seridó.

– Até agora, mais de mil empregos já foram gerados no Rio Grande do Norte.

PROTransplante entre os melhores projetos da Rede Laureate Universities

– O projeto PROTransplante, que se destina a oferecer assistência multidisciplinar a pacientes transplantados e aqueles que estão na fila de espera para o transplante no Rio Grande do Norte, ficou entre os melhores no prêmio ‘Here For Good’, promovido pela Laureate International Universities.

– Idealizado pelo professor do curso de Medicina da UnP, Maurício Galvão, o projeto, que é desenvolvido em parceria entre a ONG Instituto do Bem e a UnP, aumentou a qualidade de vida de mais de 100 pessoas.

– A ONG realiza atendimento feito por voluntários que oferecem apoio psicológico, serviços de enfermagem e fisioterapia. A atuação do PROTransplante também inclui ações educacionais que buscam incentivar e esclarecer dúvidas sobre o transplante de órgãos no Brasil.

– O programa tem como meta efetuar mais de 2 mil atendimentos por ano, em áreas variadas como medicina, odontologia, enfermagem, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, jurídica, entre outras.

– “Ter o PROTransplante indicado como um dos finalistas do ‘Here For Good’ demonstra o reconhecimento internacional dos benefícios sociais deste projeto, assim como premia a parceria e o lindo trabalho social da UnP e do Instituto do Bem. Gostaria de dividir a homenagem com todos os profissionais, alunos e voluntários de ambas as instituições que são os grandes responsáveis pelo sucesso do PROTransplante.”, comemorou o professor Maurício Galvão.

– Além do PROTransplante, outro projeto brasileiro, dessa vez na área de mobilidade urbana, foi premiado no ‘Here For Good’. Foi o Pedala Manaus, com participação do Centro Universitário do Norte (UniNorte), de Manaus (AM). A iniciativa reúne voluntários que promovem e incentivam o uso da bicicleta pelas ruas da capital amazonense.

– O ‘Here For Good’ é uma ação da Laureate International Universities realizada desde 2012 e suas mais de 75 instituições de ensino distribuídas por 29 países. O Prêmio fomenta e apoia projetos que contribuam para melhoria econômica e social do entorno das instituições da rede.

Moura Dubeux inaugura mais um estande, desta vez na Roberto Freire

– Os interessados em conhecer todos os diferenciais dos empreendimentos da Moura Dubeux contam agora com um espaço exclusivo.

– A construtora acaba de inaugurar um estande na Avenida Engenheiro Roberto Freire, vizinho a UnP.

– A unidade apresenta todos os empreendimentos localizados no bairro de Capim Macio, com destaque para o Rodolfo Helinski, Maria Bernadete, Parque Cidade Jardim, Bossa Nova e, ainda, as outras oportunidades do leque de imóveis da construtora.

– O estande MD Roberto Freire funciona todos os dias, entre 8h e 18h, sempre com o atendimento de profissionais aptos a prestarem uma consultoria adequada para cada cliente.

– Além desta nova opção, a Moura Dubeux possui estandes na Rota do Sol, em frente ao Frasqueirão, na Avenida Rui Barbosa, em frente ao TRE, e a loja do Natal Shopping.

15ª Feira de Miniempresas da Júnior Achievement será neste final de semana

– Despertar o espírito empreendedor nos jovens ainda na escola e proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios. Esse é o foco maior de uma iniciativa que vem trazendo resultados satisfatórios para estudantes natalenses.

– E neste final de semana parte do trabalho realizado pelo programa da ONG Júnior Achievement poderá ser constatado na 15ª edição da Feira de Miniempresas, que acontecerá no Praia Shopping.

– Na ocasião, jovens ensinados a pensar de forma empreendedora apresentarão seus próprios projetos empresariais.

– O evento reunirá estudantes de escolas públicas e particulares de Natal, como Facex, IFRN, UFRN, Contemporâneo e E.E. Jeronimo Gueiros, que apresentarão produtos e serviços desenvolvidos por eles, durante o programa de miniempresas desenvolvido pela ONG.

– A feira acontecerá em frente a Lojas Americanas, durante o horário de funcionamento do shopping, e contará com a participação de aproximadamente 200 jovens.

Orientação adequada é fundamental na hora de pedir aposentadoria

– Seja por tempo de contribuição ou por idade, muitos trabalhadores anseiam o momento da aposentadoria, pois significa a possibilidade de descansar depois de tantos anos em exercício ou quem sabe poder se dedicar a outros interesses.

– Contudo, é expressivo o número de dúvidas por parte dos contribuintes em relação à clareza nas informações sobre o valor total do benefício, tempo de contribuição, tempo de deferimento do benefício e documentos comprobatórios que são exigidos.

– Muitas vezes a falta de informação e orientação especializada pode interferir no pedido do processo, acarretando em meses de atraso na concessão do benefício. Existem casos de servidores que foram indenizados por danos materiais devido à demora injustificada pelo Poder Público em apreciar o pedido de aposentadoria.

– De acordo com Caio Ferrer, advogado da Associação Brasileira de Benefícios aos Aposentados, Pensionistas e Servidores Públicos (ASBAP), “é importante ter um bom amparo jurídico, principalmente aqueles que já estão tentando se aposentar há algum tempo. O essencial é que o contribuinte reconheça seus direitos e o seu poder de exercê-los” esclarece.

– Para quem completou o tempo de serviço ou idade para se aposentar é preciso se preparar para dar entrada no pedido de aposentadoria. O tempo de contribuição para aposentadoria integral é de 30 anos para mulher e 35 anos para homem. No caso da aposentadoria por idade é 60 anos para mulheres e 65 anos para homem. Caso o benefício seja indeferido, é possível tentar o pedido judicial, no fórum, através de um advogado.

– Caio adverte que o segurado nesta situação deve procurar imediatamente seu advogado, sindicato ou associação para orientá-lo.

Compartilhar:
    Publicidade