Fornecedoras de material esportivo lançam chuteiras com meião embutido

Calçados de Nike e Adidas, que são uma mistura de chuteira com meia, possuem formato de bota

A chuteira da Nike tem um cano mais curto, semelhante a uma botina. Foto:Divulgação
A chuteira da Nike tem um cano mais curto, semelhante a uma botina. Foto:Divulgação

Rivais de longa data, as fornecedoras de material esportivo Adidas e Nike lançaram, nesta quinta-feira, seus novos modelos de chuteiras para 2014. Comparados a outros modelos, os novos calçados têm uma diferença considerável. As chuteiras possuem cano alto em forma de meião, ficando semelhante a uma bota. Não é uma total novidade no futebol. Em seus primórdios, os primeiros jogadores que praticaram a modalidade já se valiam de modelitos parecidos, claro, com material típico da época.

Uma chuteira do final do século 19, por exemplo, já mostrava formato parecido e pesava 500 gramas. É difícil apenas imaginar como os jogadores atuavam bem com o peso nos pés. A ideia da retomada do modelo, agora em condições bem mais favoráveis aos jogadores, é deixar o pé mais justo dentro da chuteira, de modo a evitar torções no tornozelo.

A Nike usou o espanhol Andrés Iniesta, do Barcelona, para lançar seu modelo, batizado de Magista. No formato de uma meia casual, o cano médio tem o objetivo de fazer com que o pé, o tornozelo e a parte inferior da perna trabalhem ao mesmo tempo para dar um passe ou um chute. Em sua campanha publicitária, a marca definiu o novo modelo como “revolucionário”.

No mesmo dia, a Adidas divulgou por meio de seu Twitter versão parecida. Chamada de Primeknit FS, a chuteira foi chamada pela empresa alemã como a primeira híbrida em busca de ser “all-in-one” (tudo em um). Diferentemente da concorrente, o cano do calçado da Adidas é maior, possuindo a forma de um meião. Sem data para lançamento, a chuteira da Adidas deve ser apresentada em datas próximas. O calçado da Nike estará disponível para pré-venda a partir de 29 de abril, ao preço de R$ 1.299,90.

Fonte:Estadão

 

Compartilhar: