Furacão do Oeste – Daniela Freire

Segundo observadores da cena política na região Oeste, o deputado estadual Raimundo Fernandes vem tendo noites de insônia, diante da…

Segundo observadores da cena política na região Oeste, o deputado estadual Raimundo Fernandes vem tendo noites de insônia, diante da possibilidade de não conseguir renovar o seu mandato na Assembléia Legislativa em outubro próximo.

>>>

Quem está tirando o sono do parlamentar atende pelo nome de Galeno Torquato, médico conceituado que irá disputar o seu primeiro mandato de deputado estadual.

>>>

Raimundo Fernandes, aliás, já sentiu o peso da liderança de Torquato, quando este, nas últimas eleições municipais, derrotou a sua esposa Nirinha Fernandes para a Prefeitura de São Miguel e elegeu o atual prefeito Dário Vieira.

>>>

Na região, Galeno Torquato já vem sendo apelidado de “Furacão do Oeste”.

Nem sim nem não

E a questão da desistência ou não da deputada estadual Gesane Marinho em disputar a reeleição pelo PSD continua pautando conversas nos corredores da Assembleia Legislativa.

>>>

Isso porque, quando questionada sobre o assunto, a parlamentar não nega a possibilidade, apesar de garantir que não está insatisfeita com o presidente da sigla, o vice-governador Robinson Faria – que não tem conseguido fazer o PT entrar na aliança proporcional.

Pai coruja

Na verdade, o pai da deputada, o ex-prefeito Jurandir Marinho, é que estaria chateado e ameaçando a saída da filha da disputa.

>>>

Ele reclama, além do posicionamento do PT, de algumas bases do Agreste migrando somente para o deputado José Dias…

Come quieto

Aliás, José Dias trabalha a sua reeleição de forma silenciosa.

>>>

Sem chamar atenção, o deputado tem recebido muitas adesões.

>>>

Ex-aliados do deputado Raimundo Fernandes, que apoiaram a pedido do presidente do partido Robinson Faria, no Agreste, agora vão votar em José Dias.

>>>

Situação

Hoje, segundo especialistas em cocientes eleitorais, o PSD saindo sozinho faz dois deputados: Gesane Marinho e José Dias.

>>>

Ainda tem um nome forte, o do ex-prefeito Galeno Torquato, que sai de São Miguel e do Alto Oeste Potiguar bem votado.

Motivos

Por isso, há quem defenda que a informação de que Gesane não irá disputar a reeleição não passa de uma estratégia da deputada.

>>>

“Gesane é uma parlamentar atuante, que tem um irmão (Bertone Marinho) vereador em Natal e a mãe (Fátima Marinho) prefeita de Canguaretama”, disse a fonte, que ressaltou que “no Agreste Gesane tem a sua eleição equilibrada”.

Candidatos

Já para federal, além do deputado Fábio Faria, o PSD vai lançar o empresário Pedro Gurgel, caicoense, que comandava o bar Seis em Ponto.

>>>

Outro nome cotado é do presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo.

Mais

O partido ainda está estimulando o vereador Jório Nogueira, que teve quase 2 mil votos em Mossoró.

>>>

Consta, ainda, o nome do ex-vereador Júlio César, de Ceará-Mirim, que foi candidato a prefeito em 2012.

Briga interna

O deputado Henrique Alves está tendo que administrar uma briga de “cão e gato”.

>>>

O foco da confusão são as suas bases políticas pelo interior.

>>>

É que vários pré-candidatos (sem mandato) a deputado estadual da coligação do PMDB estão desistindo de participar do pleito, enquanto outros permanecem calados para ganhar tempo…

>>>

Mais uma…

Consta ainda que até a próxima semana, Alves deverá ter em mãos uma nova pesquisa interna.

>>>

Para ver, estilo preto no branco, qual a faixa de risco de seu projeto político.

Quanto valeu?

Falando em Henrique…

>>>

…bem ao seu estilo, ele conseguiu ‘roubar’ o apoio do PTB que iria para o vice-governador Robinson Faria na disputa pelo Governo.

>>>

Ontem, no gabinete da presidência da Câmara Federal, Aldair da Rocha, o ex-secretário de Segurança de Rosalba que assumiu o comando do partido no RN, fez a troca após rápida conversa com Henrique e com o presidente nacional do PTB (e também ex-secretário de Rosalba) Benito Gama.

>>>

w Novo Fórum

Nesta sexta, dia 16, o presidente do Tribunal de Justiça do RN, Aderson Silvino, inaugura um novo fórum no município de Poço Branco.

>>>

Ainda neste mês, no dia 30, estará em Areia Branca para a inauguração de um fórum naquele município oestano.

>>>

É a Justiça melhorando a infraestrutura de atendimento à população.

Protegendo

Também amanhã, a juíza Fátima Soares, coordenadora da Comissão Permanente de Gestão Ambiental da Justiça (Copegam), comandará uma ação na Área de Proteção Ambiental (APA) de Genipabu, a partir das 7h, com o objetivo de promover a conscientização ambiental.

>>>

Haverá uma trilha ecológica e palestras para estudantes da rede pública de Ceará-Mirim.

Giro pelo Twitter…

…da Assembleia do RN: “Deputado @HermanoMorais é designado como Relator do processo de impeachment da governadora (497/2014) na Reunião da CCJ”;

…do jornalista Diógenes Dantas: “Governadora Rosalba sinaliza que deseja disputar reeleição”.

Expansão

Uma boa notícia para a economia do RN: depois de participar em São Paulo da 30ª edição do Congresso e Feira de Negócios em Supermercados (APAS), o grupo potiguar Multdia, fabricante da marca de cereais infantis “Nutriday”, aterrissa em Natal cheio de novidades.

>>>

A empresa anuncia que a partir de negociações que foram iniciadas com distribuidores nacionais, os produtos ‘made in RN’ estarão sendo comercializados junto aos consumidores das regiões Sul e Centro-oeste do país.

Espalhando

Nesta sexta, 16 de maio, a revista “Ícone – Turismo Cultura no Nordeste” será lançada em Salvador.

>>>

Editada por Antônio Nahud, a revista vem abrindo espaço no mercado nordestino.

>>>

Na semana seguinte, Nahud curtirá férias na Espanha.

Compartilhar: