Google envia e-mails de desculpas por fim de Orkut e ensina a mudar de mídia

Rede social sai do ar dia 30 de setembro

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Desde o início do fim de semana, usuários da saudosa rede social Orkut estão recebendo avisos e-mails pelo Google informando o encerramento do site a partir do dia 30 de setembro. A mensagem, intitulada “Adeus ao Orkut” reproduz o mesmo texto publicado no blog do Orkut nesta semana, quando foi anunciada a desativação da rede social, e ainda pede desculpas aos ainda frequentavam a rede.

De acordo com o Google, a medida se justifica porque, ao longo da última década, “YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários”, explica a gigante da internet.

O processo de fechamento da rede já está em andamento, fazendo com que novos perfis não possam ser mais criados. Os usuários antigos terão o prazo até setembro de 2016 para exportar dados, como fotos, scraps e depoimentos, via Google Takeout em um único arquivo ZIP com arquivos HTML e fotos JPEG. Eles também poderão converter seus perfis do Orkut em contas da rede Google+, criada em 2011.

Aviso enviado por e-mail pede desculpas pelo fim do Orkut. Foto: Divulgação
Aviso enviado por e-mail pede desculpas pelo fim do Orkut. Foto: Divulgação

 

No fim do e-mail, o Google pediu desculpas aos usuários que ainda utilizavam o Orkut:

“Foram 10 anos inesquecíveis. Pedimos desculpas para aqueles de vocês que ainda utilizam o Orkut regularmente. Esperamos que vocês encontrem outras comunidades online para alimentar novas conversas e construir ainda mais conexões, na próxima década e muito além.”

Fonte: O Globo

Compartilhar:
    Publicidade