Google estuda lente de contato que tira foto ao piscar

O gadget ainda permite identificar cores e formatos, por exemplo, ao dizer o formato de uma árvore

Desenho da lente de contato inteligente do Google. Foto: US Patent and Trademark Office / Reprodução
Desenho da lente de contato inteligente do Google. Foto: US Patent and Trademark Office / Reprodução

O Google entrou com um pedido de patente para criar uma “lente de contato inteligente” capaz de tirar fotos com um piscar de olhos. Na explicação do pedido destinado ao escritório de marcas e patentes dos Estados Unidos, a empresa explica que uma câmera microscópica e uma pequena antena (para compartilhar ou enviar as fotos a outros aparelhos remotamente) serão acopladas à lente.

“Esta descrição refere-se a sistemas e/ou os métodos para a captura de dados de imagem que, representa uma cena num olhar de um espectador por meio de um componente de captura de imagem fina”, explica o Google no pedido de patente registrado no último dia 10 de abril.

A empresa ainda afirma no documento que, a câmera pode estar localizada dentro ou sobre a lente, do lado convexo. As imagens são configurados para processar dados crus e podem transmitir as informações para um ou mais dispositivos remotos, como smartphones ou tablets.

Essa lente de contato inteligente ainda permite identificar cores e formatos, por exemplo, ao dizer o formato de uma árvore. Esta função pode ajudar uma pessoa cega a reconhecer objetos e desviar de obstáculos em seu caminho, por meio de aviso sonoro usando tablet ou smartphone.

Esta não é a primeira iniciativa do Google para criar a lente de contato inteligente.

Em janeiro, a companhia anunciou que estava fazendo testes com o gadget para ajudar diabéticos a medir o nível de glicose no sangue, a partir da lágrima.

 

Fonte: Terra

Compartilhar:
    Publicidade