Governo começa a pagar abono salarial do PIS em agosto

Quem tem direito ao abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do…

O abono pode ser recebido em qualquer agência da Caixa, onde é possível solicitar o Cartão Cidadão e cadastrar a senha. Foto: Heracles Dantas

Quem tem direito ao abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Publico (PASEP) deve ficar atento: os pagamentos, que acontecem por intermédio da Caixa Econômica Federal (CEF), começam a ser creditados a partir do mês de agosto, conforme a data de nascimentos dos beneficiários.

Os rendimentos do PIS/Pasep garantem o pagamento anual de um salário mínimo aos trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos mensais, e tenham trabalhado por pelo menos 30 dias com carteira assinada no ano anterior ao pagamento. Além disso, o trabalhador precisa estar cadastrado no PIS ou Pasep há mais de cinco anos.

Não têm acesso ao benefício os trabalhadores nos seguintes perfis: urbanos, vinculados a empregadores pessoa física; trabalhadores rurais vinculados a empregador pessoa física; diretores sem vínculo empregatício, mesmo que a empresa tenha optado pelo recolhimento do FGTS; empregados domésticos e menores aprendizes.

Para ter acesso ao montante, é preciso portar o Cartão do Cidadão e ter uma senha cadastrada – ou, para quem não tem o Cartão, o Abono pode ser recebido em qualquer agência da Caixa. Em seguida, é preciso encaminhar-se a um dos três pontos de saque disponíveis: os terminais de autoatendimento da Caixa, as Unidades Lotéricas ou os correspondentes Caixa Aqui.

Também é possível que o benefício seja creditado automaticamente em sua conta corrente ou poupança Caixa, desde que seja o único titular. A diferença, neste caso, é que o crédito é efetuado antecipadamente, isto é, antes do início do calendário de pagamentos.
Dentro do calendário traçado pela Caixa, todos os beneficiários vão receber o abono salarial até o dia 28 de junho de 2013. Os primeiros a embolsar são os nascidos em julho, que terão o valor creditado a partir do dia 15 de agosto deste ano.

Nascidos em agosto recebem a partir do dia 22 do mesmo mês, assim como os que nasceram em setembro, que recebem a partir do dia 29 de agosto. Em setembro, recebem o abono os que nasceram em outubro (a partir do dia 12), novembro (a partir do dia 19) e dezembro (a partir do dia 26). Os nascidos em janeiro, fevereiro e março terão o abono creditado no mês de outubro. Por fim, aqueles que têm data de nascimento nos meses de abril, maio e junho vão ter acesso ao abono em novembro, nos dias 13, 21 e 28, respectivamente.

É importante lembrar que há um prazo para retirada do dinheiro: o exercício do PIS começa sempre no mês de julho de um ano e termina no mês de junho do ano seguinte.

Quaisquer outras informações sobre o Abono Salarial podem ser obtidas no sítio da CEF (www.caixa.gov.br), pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa, no telefone 0800 726 0101, em qualquer agência da Caixa. Também é possível esclarecer dúvidas em postos de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego e pelo telefone Alô Trabalho, que funciona no 0800-610101.

Compartilhar: