Governo do Rio Grande do Norte está empurrando muitas empresas à falência

- Um dos assuntos mais comentados nos meios empresariais natalenses nos últimos meses é o número elevado de pequenas, médias…

- Um dos assuntos mais comentados nos meios empresariais natalenses nos últimos meses é o número elevado de pequenas, médias e grandes empresas que se encontram “quebradas” por terem, de 2011 para cá, realizado vendas de mercadorias ou prestado serviços e realizado obras para o Governo do Estado.
- Infelizmente para os agentes da economia do Rio Grande do Norte, que sempre tiveram o Poder Público como parcela significativa do nosso mercado consumidor, a gestão da governadora Rosalba Ciarlini consolidou como sua marca principal não honrar pagamentos, mesmo que existam contratos estabelecendo prazos ou que a própria autoridade maior do Estado tenha dado sua palavra.
- Em vista dessa realidade inquietante, hoje praticamente nenhum empresário sério se mostra estimulado a participar das tomadas de preços ou das licitações promovidas pelos diversos órgãos governamentais do RN.

Venda de milho da Conab será retomada 2ª. feira nos armazéns da estatal no RN

- A Superintendência Regional da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) no Rio Grande do Norte está prometendo para este dia 9, segunda-feira próxima, a retomada das vendas – a preço subsidiado – de milho dos estoques reguladores do Governo Federal aos pequenos e médios criadores cadastrados, após quase um mês de falta do grão em seus armazéns localizados na capital e diversas cidades-polos do interior potiguar.
- Nos últimos dias têm chegado ao Estado centenas de carretas transportando cerca de 12 mil toneladas de milho, originárias do Mato Grosso, as quais já vêm sendo direcionadas para os armazéns que atendem às regiões Oeste, Alto-Oeste, Seridó, Central, Agreste e Litorânea.
- A perspectiva é de que, pelo menos nos próximos três meses, a direção nacional da Conab não voltará a deixar acontecer a falta o produto nos Estados incluídos no semiárido nordestino, vítima de dois anos seguidos de seca. Até março, vindo a consolidar-se o inverno na região, a crise estará superada.

Sinduscon reunirá dirigentes públicos do RN para ouvir palestra sobre licitações de obras

- Será amanhã, às 9:00 horas, na Escola de Governo (Centro Administrativo do Estado), que o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte (Sinduscon/RN) promoverá a palestra “Aspectos Polêmicos de Licitações e Contratos de Obras Públicas”, direcionada para autoridades públicas, gestores estaduais ou municipais e dirigentes empresariais que lidam com a contratação de obras.
- O palestrante será o engenheiro André Mendes, que é auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU) e considerado especialista no tema.
- Para concretizar o evento o presidente do Sinduscon, engenheiro Arnaldo Gaspar Júnior, está contando com a parceria do Governo do Estado (através da Secretaria de Infraestrutura) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
- O acesso à palestra será gratuito.

 

Presidente da Fecomércio inaugura nova sede do Senac na cidade de Assu

- O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN), Marcelo Queiroz, esteve em Assu neste início de semana para inaugurar as instalações da nova sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) na cidade, em evento prestigiado por vários membros da Diretoria do Sistema Fecomércio e pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Assu, Francisco de Assis Barbosa, além de inúmeras autoridades do município.
- Marcelo aproveitou para anunciar que em 2014 a previsão do Senac aumentar em 27 por cento o número de matrículas em seus cursos profissionalizantes na cidade (que também atende municípios vizinhos, como Angicos, Campo Grande, Jucurutu, Lajes, Santana do Matos e São Rafael), devendo assim chegar a proporcionar 3.720 vagas nos seus 40 cursos de formação e qualificação nas áreas de informática, beleza, gestão e negócios, segurança do trabalho, turismo e hospitalidade.
- Para ampliar a atuação do Sesc (Serviço Social do Comércio) no município, foi assinado na ocasião um termo de cooperação com o Sindicato do Comércio Varejista de Assu, que irá permitir a promoção de uma gama de serviços nas áreas cultura, esportes, lazer e cidadania.
- Na nova sede do Senac foram investidos cerca de R$ 460 mil, segundo informou o diretor regional do órgão, Hélder Cavalcanti. O órgão, que anteriormente contava com apenas duas salas de aula e um Salão de Beleza Laboratório, passa agora a dispor de mais três salas de aula, Espaço de Leitura, além de novos laboratórios de Informática e de Manicure e Depilação.

“Veja Natal” classifica o restaurante Fogo & Chama como “A Melhor Carne”

- Pelo segundo ano consecutivo a revista “Veja Natal” (que circula uma vez por ano encartada na edição nacional semana da “Veja”) elegeu o restaurante Fogo & Chama Steak House como o que oferece aos clientes “A Melhor Carne” na capital potiguar.
- Para chegar a esse veredito a equipe de consultores da publicação levou em conta a variedade de cortes, o cuidado no preparo e a localização privilegiada do estabelecimento, que tem no seu comando o empresário Paulo César Gallindo.

Capuche está entre as 3 melhores construtoras para se trabalhar no Brasil

- A Capuche Empreendimentos foi anunciada como uma das três melhores empresas para se trabalhar no Brasil, nas categorias “Construtoras e Incorporadoras”.
- Isto rendeu ao grupo potiguar comandado pelo engenheiro Edson Matias o Prêmio Melhores Empresas do Setor Imobiliário para Trabalhar, entregue durante solenidade no Memorial JK, em Brasília, semana passada.
- “É gratificante ter nossa empresa avaliada e reconhecida nacionalmente. Nossos agradecimentos à equipe da Capuche que, como um todo, absorveu a missão da empresa, nos ajudando a construir um ambiente integrado e estimulante para se trabalhar. Sabemos que temos muito ainda para crescer e melhorar. Este prêmio demonstra que estamos trilhando o caminho certo”, declarou a gerente de Recursos Humanos do grupo, Luciana Matias.

Codern espera crescimento de 30% no escoamento de frutas pelo Porto de Natal

- A movimentação de contêineres pelo Porto de Natal transportando frutas deverá crescer em torno de 30 por cento na presente safra (que prossegue até o final de fevereiro), se for feita a comparação com o volume de operações realizadas na safra passada.
- É isto o que informa o diretor-presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), empresário Pedro Terceiro de Melo, detalhando que “semanalmente estão saindo pelo Porto de Natal aproximadamente 300 contêineres de frutas para portos da Europa, o que acontece graças ao esforço que temos feito junto aos exportadores do Estado”.

Compartilhar: