Grupo Walmart, que controla rede Bompreço, pretende fechar 50 pontos de venda no Brasil

No ano em que festeja o décimo aniversário da aquisição da rede de supermercados Bompreço no Brasil, o grupo norte-americano…

No ano em que festeja o décimo aniversário da aquisição da rede de supermercados Bompreço no Brasil, o grupo norte-americano Walmart – um dos maiores varejistas do mundo – está decidido a reduzir o número de seus pontos de vendas (hipermercados e supermercados) em nosso país e a reduzir seu quadro de pessoal em cerca de 1,5 mil empregados.

– Em Natal, por exemplo, já se acha fechada faz algum tempo uma loja do grupo na Avenida Roberto Freire, sem que se dê qualquer sinal de que ela poderá ser reaberta.

– Segundo informações do “Relatório Reservado”, newsletter e blog das áreas de negócios e finanças campeões de leitura entre os altos executivos brasileiros, o grupo norte-americano está mesmo decidido a enxugar e fazer uma completa reestruturação na sua rede no país.

– A meta seria desativar, até o fim deste ano, 50 pontos de venda, o dobro da quantidade inicialmente planejada. Além dos hipermercados com a bandeira Walmart e da nordestina Bompreço, os cortes afetariam também as redes Big e Nacional, ambas com forte presença no Sul do país.

– De novembro de 2013 para cá o grupo já demitiu cerca de 300 empregados da área administrativa.

– Pelo que está publicado no “Relatório Reservado”, nos últimos anos o grupo Walmart, na ânsia de ampliar seu faturamento no Brasil e tirar a distância para a concorrência, teria exagerado no ritmo de abertura de lojas, errando muito, porém, na escolha dos pontos, muitos deles de difícil acesso ou localizados em áreas historicamente ocupadas por seus maiores rivais no mercado brasileiro (as redes Pão de Açúcar/Extra, Carrefour e outras de âmbito regional, como é o caso do Supermercado Nordestão, em Natal).

Moura Dubeux lança aplicativo mobile que funciona como ferramenta de vendas

– A construtora e incorporadora Moura Dubeux Engenharia, que mantém mais de duas dezenas de canteiros de obras no setor imobiliário em Natal, acaba de lançar o seu aplicativo mobile para iPhone.

– Com foco em serviço e venda, a ferramenta digital serve como mais um canal de comunicação da empresa com os seus clientes, corretores e potenciais compradores de imóveis, com focos distintos para cada um desses públicos.

– Agora, através de simples toque no iPhone, os interessados já podem acompanhar o andamento das obras da Moura Dubeux através de um compacto MDnet, o canal exclusivo do cliente, além de agendar visitas a obras, entrar em contato por telefone com a construtora ou receber notificações específicas sobre um determinado empreendimento.

– Para quem deseja, por exemplo, adquirir um apartamento construído pela empresa, será possível falar diretamente com o seu departamento comercial e tomar conhecimento visual de todos os detalhes do imóvel pretendido.

– Os corretores, por sua vez, poderão utilizar o aplicativo para mostrar os empreendimentos aos clientes, uma vez que todo o portfólio da Moura Dubeux estará disponível, todos separados por categorias (prontos para morar, em fase de construção, em fase de lançamento, etc.).

– O aplicativo está disponível para iPhone na Apple Store.

 

Potigás coloca no ar seu portal da transparência

– A Companhia Potiguar de Gás (Potigás), empresa de economia mista controlada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte e pela Petrobrás (Petróleo Brasileiro S/A), ajustou-se na manhã de hoje às exigências da LAI (sigla da Lei de Acesso à Informação, como é conhecida a Lei Federal 12.527/12), quando lançou o seu Portal da Transparência que já pode ser acessado através do site www.potigas.com.br.

– Nele podem ser encontrados relatórios gerenciais, remuneração dos diretores e empregados, demonstrativos financeiros, editais e resultados de licitações, contratos celebrados com terceiros, normas internas da empresa, entre outras informações de interesse público.

– Para o diretor-presidente da Potigás, economista Isaltino Guedes, este é o caminho para a estatal – que atua no setor de distribuição de gás natural em todo o RN – se mostrar transparente aos olhos da sociedade e continuar gozando da confiança dos seus mais de 10 mil clientes.

Declaração anual de faturamento deve ser entregue até maio

– Hoje, somam mais de 51 mil no Rio Grande do Norte os profissionais autônomos que resolveram, nos últimos três anos, sair da informalidade e passar a usufruir dos benefícios concedidos pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, se cadastrando como Microempreendedores Individuais (MEI).

– Agora, é importante que todos eles fiquem atentos para o seguinte: o prazo para a entrega à Receita Federal da Declaração Anual Simplificada (DAS) se encerrará no dia 31 de maio e quem não o obedecer estará sujeito à cobrança de multa e juros de mora, além de ficar impedido de emitir boletos mensais para pagamento de INSS, ISS e ICMS.

– O documento comprova o faturamento total do microempreendedor individual no exercício encerrado em 31 de dezembro último. Apesar de ainda faltar bastante tempo para data final de prestação de contas com a Receita, a recomendação dos contadores é que o microempreendedor não deixe para última hora.

– A declaração é gratuita e está disponível no site www.portaldoempreendedor.gov.br.

– Pode se enquadrar como Microempreendedores Individuais quem trabalha por conta própria e fatura até R$ 60 mil por ano, que assim passa a poder emitir nota fiscal e se tornar segurado da Previdência mediante contribuições quase simbólicas.

– O Sebrae/RN estruturou uma equipe na sua sede, em Natal, para auxiliar os microempreendedores que farão a declaração pela primeira vez. Mas quem reside no interior do Estado pode obter ajuda nos sete escritórios regionais do órgão, instalados nas cidades de Assu, Caicó, Currais Novos, Mossoró, Nova Cruz, Pau dos Ferros e Santa Cruz.

Centro de Tecnologia em Informática do Senai-RN oferece cursos à distância

– Estão abertas inscrições para os cursos de educação à distância de Operador de Microcomputador, Montador e Reparador de Microcomputador e Instalador e Reparador de Redes, a serem oferecidos este ano pelo Centro de Tecnologia em Informática Aluízio Alves, mantido em Natal pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/RN).

– As matrículas poderão ser realizadas na sede do CTI, Avenida Salgado Filho, 1627, entre os dias 12 e 14 de março (para os cursos de Montador e Reparador de Microcomputadores e de Instalador e Reparador de Redes) e no período de 1º. a 4 de abril (para o curso de Operador de Microcomputador).

– Informações sobre valor dos cursos e requisitos para inscrição podem ser obtidas pelo telefone (84) 3201-2109 e no e-mail: ctiaa@rn.senai.br.

Compartilhar: