Hemonorte faz campanha para reforçar estoque no Carnaval

Em períodos de grandes eventos, como é o caso do Carnaval, o estoque precisa ter de 800 a 1.000 bolsas/dia. Atualmente, o estoque se encontra com apenas 500 bolsas/dia

O ato de doar é simples e rápido. Foto:Divulgação
O ato de doar é simples e rápido. Foto:Divulgação

“Hemofolia 2014 – Alegria e solidariedade na veia”. Este é o lema da campanha em prol da doação voluntária de sangue que a Hemorrede do Rio Grande do Norte lança, dia 18 (terça-feira), às 9h, nos Hemocentros e em todas as unidades de Coleta e Transfusão do Estado.

A campanha prossegue até o próximo dia 1 de março e visa aumentar em 30% a doação voluntária para reabastecer os estoques de sangue e hemocomponentes, que no momento estão abaixo do necessário para o  período carnavalesco. Em períodos de grandes eventos, como é o caso do Carnaval, o estoque precisa ter de 800 a 1.000 bolsas/dia. Atualmente, o estoque se encontra com apenas 500 bolsas/dia.

”Em feriados prolongados, como é o caso do carnaval, o número de casos nos quais há necessidade de sangue – como atendimentos de emergência às vítimas de acidentes – geralmente aumentam. É de extrema importância que as pessoas compareçam as unidades da Hemorrede e façam sua doação. É um gesto simples, mas que  salva vidas. Reforçar o estoque evita que haja falta de sangue nos hospitais durante a semana do carnaval” , disse Linete Rocha, Diretora Geral do Hemocentro.

O ato de doar é simples e rápido. Os doadores podem se dirigir à sede do Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte), localizada na Avenida Alexandrino de Alencar, 1.800, Tirol, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 19h; Posto de Coleta da Zona Norte que funciona no Complexo Cultural de Natal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e nos sábados das 8h às 12h; Unidade Móvel, no centro da cidade (em frente à Catedral Metropolitana de Natal – Av. Deodoro), nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 17h.

Para fazer a doação é preciso levar um documento oficial com foto e estar bem de saúde, ter entre 16 e 70  anos incompletos, pesar a partir de 50 quilos, ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior, estar alimentado, estar há 24 horas sem ingerir bebida alcoólica e duas horas sem fumar.

Compartilhar:
    Publicidade