Hemonorte homenageia mulheres doadoras de sangue do RN

Através de ações educativas, o Departamento de Apoio Técnico do Hemocentro espera levar a população feminina a refletir sobre o papel da mulher no contexto da hemoterapia.

A participação feminina na doação de sangue nas unidades da hemorrede do interior do estado - Mossoró, Caicó, Currais Novos e Pau dos Ferros - vem aumentando a cada ano. Foto:Divulgação
A participação feminina na doação de sangue nas unidades da hemorrede do interior do estado – Mossoró, Caicó, Currais Novos e Pau dos Ferros – vem aumentando a cada ano. Foto:Divulgação

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Hemonorte realiza de 8 a 14 de março, a Semana de Solidariedade Cor de Rosa, em homenagem as mulheres doadoras de sangue. Através de ações educativas, o Departamento de Apoio Técnico do Hemocentro espera levar a população feminina a refletir sobre o papel da mulher no contexto da hemoterapia.

De acordo com a chefe do Departamento Técnico do Hemonorte, Rosemary Oliveira, é importante reforçar ações de esclarecimento e sensibilização de incentivo à doação junto ao público feminino. “A falta de informação, o preconceito e mitos como o sexo frágil e a menstruação ainda são fatores que dificultam a participação da mulher no ato da doação de sangue. É importante esclarecer que mesmo no período menstrual a mulher pode doar sangue, desde que não esteja sentindo cólicas”, disse Rosemary.

A participação feminina na doação de sangue nas unidades da hemorrede do interior do estado – Mossoró, Caicó, Currais Novos e Pau dos Ferros – vem aumentando a cada ano. Hoje o público feminino corresponde a 27% do total de doadores, porém em Natal a participação é muito tímida. Na capital, as mulheres representam apenas 19% das doações realizadas.

- Requisitos para doar sangue:

Ter entre 16 e 69 anos;

Pesar mais de 50 kg;

Ter doado há mais de 90 dias;

Não estar grávida;

Não estar amamentando;

Estar bem de saúde.

Locais para doação em Natal:
Sede: Av. Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, (próximo ao Parque das Dunas/Bosque dos Namorados) – de segunda-feira a sábado, das 7h às 18h.
Posto de coleta da Zona Norte: Av. João Medeiros Filho – Potengi, (Complexo Cultural) – segunda a sexta-feira,  das 8h às 17h, e sábado de 8h às 12h.
Unidade móvel: O doador deve consultar o site www.hemonorte.rn.gov.br/siga o roteiro, para confirmar sua localização (Unidade itinerante).

Compartilhar:
    Publicidade