Hemonorte quer aumentar estoque de sangue para Copa e período junino

Instituição espera crescimento de 30% para prevenir possíveis problemas

 

65u56u45u

O Hemonorte lançou esta semana uma campanha para incentivar doação de sangue. A intenção é ampliar os estoques para o período junino e dos jogos da Copa do Mundo. De acordo com a diretora-geral da instituição, Linete Rocha, a esperança é que o banco de sangue se eleve em 30%.

“Quando existe um grande evento, a gente precisa de um estoque maior para se preparar para qualquer tipo de intercorrência. Na hora que você tem uma população flutuante na cidade, tem que ter um estoque maior”, explicou Linete Rocha sobre a campanha.

As pessoas que se interessarem em doar devem cumprir os seguintes critérios: ter entre 16 e 68 anos; ser saudável; pesar acima de 50 quilos; repouso mínimo de 6 horas na noite anterior; evitar alimentos gordurosos antes da doação; não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e apresentar um documento oficial de identificação com foto.

Além de atender aos critérios anteriores, o pretenso doador passa por uma triagem mais profunda para que a equipe do Hemonorte saiba de mais detalhes sobre o histórico de saúde. Na triagem, o futuro doador tem que informar, por exemplo, se já teve hepatite para a viabilização da doação ou não. “Depende muito também do tipo de cada uma delas e da época em que a pessoa teve”, explicou a diretora.

Em Natal, as doações podem ser feitas na sede do Hemonorte na avenida Alexandrino de Alencar, 1800, Tirol, no caminho para o Parque das Dunas. O horário de atendimento é de segunda a sábado das 7h às 18h. Na zona Norte de Natal, há um posto fixo de coleta da instituição no Complexo Cultural de Natal. O horário de funcionamento dessa unidade é das 8h às 17h de segunda a sábado.

Os doadores também podem se valer da unidade móvel. É possível conferir o roteiro dessa unidade por meio do site www.hemonorte.rn.gov.br. No interior do Estado, os doadores podem recorrer às unidades de Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó e Currais Novos.

Em função dos jogos da Copa do Mundo, os interessados terão que consultar o site da instituição também para verificar quais os horários a doação poderá ser feita.”Como estamos no cinturão do estádio, nos dias da Copa nós teremos um calendário especial”, alertou.

Quem doa sangue não contribui apenas com uma pessoa. Três vidas podem ser beneficiadas. Isso porque o sangue é fracionado em três substâncias segundo Linete Rocha: plaquetas (muito usada em pessoas com hemorragia), hemácias (utilizadas geralmente em cirurgias) e plasma (utilizado em pessoas desidratadas e queimadas, por exemplo).

De acordo com a diretora do Hemonorte, “a população é muito consciente quanto a seu papel. Além do benefício a saúde e a própria consciência, quem doa sangue contínuamente também pode ser beneficiado com a inscrição gratuita em concursos públicos”.

Compartilhar:
    Publicidade