Henrique assume compromisso com melhoria da educação básica no RN‏

A implantação da escola em tempo integral será outra prioridade no governo de Henrique Alves

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O candidato do PMDB ao Governo do Estado, Henrique Alves, participou nesta segunda-feira (25) da série de Diálogos com Candidatos ao Governo do Estado do RN, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação. O tema do encontro, que teve a participação da vereadora Eleika Bezerra (PSDC), foi “Educação e Políticas Públicas de Formação de Leitores”. Henrique se comprometeu com a valorização da educação básica e a elevação dos índices de avaliação de ensino do RN.

Segundo Henrique Alves, elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é uma das ferramentas do Governo Federal para medir a qualidade do ensino no país, será uma das metas do seu governo. “É na base onde o aluno irá adquirir as ferramentas necessárias para um bom caminho educacional. Por isso, precisamos investir na educação básica e na valorização do professor para conseguir melhorar os nossos índices de avaliação”, disse. E complementou: “Elevar o desempenho escolar e o Ideb são metas. E para isso não há outro caminho a não ser a valorização do professor. Porque é o aluno que vai demonstrar com o seu nível de aprendizado se a educação do Estado vai bem”.

Outro tema abordado pelo candidato foi a educação profissionalizante. Para Henrique, é fundamental investir no ensino profissionalizante para dar oportunidade de emprego para os jovens. “Precisamos investir no ensino profissionalizante e o caminho para isso é a parceria com os institutos federais, com o Governo Federal e com a iniciativa privada. O jovem precisa ter a oportunidade de conseguir inserção no mercado de trabalho e é uma obrigação do Estado oferecer essa oportunidade”, avaliou.

A implantação da escola em tempo integral será outra prioridade no governo de Henrique Alves. Henrique explicou que o Plano Nacional de Educação projeta a implantação em 50% das escolas públicas do ensino em tempo integral. “Conseguimos aprovar o Plano de Educação no Congresso na minha gestão na Presidência da Câmara e acho que o Rio Grande do Norte precisa pegar carona nessa meta federal para conseguir implantar aqui também a educação em tempo integral. Será uma prioridade no meu governo”, disse Henrique, complementando que é preciso parcerias para conseguir tirar a escola de tempo integral do papel. “Garibaldi, quando prefeito de Natal, foi quem fez a primeira escola integral no RN. Mas logo viu que a Prefeitura não teria como manter porque custa caro. É caro manter uma escola de tempo integral. Precisaremos fazer parcerias”, analisou.

Henrique ainda destacou a importância da leitura na formação do aluno e que é preciso motivar os estudantes para lerem cada vez mais. “Quando era líder do PMDB, ajudei a aprovar a lei que universalizou as bibliotecas no ensino público. Hoje, muitas delas ainda não têm estrutura para fornecer uma biblioteca qualificada, mas precisamos mudar esse quadro”, falou.

Compartilhar:
    Publicidade