Hospital Walfredo Gurgel registra movimento tranquilo no feriadão

Entre a sexta-feira (18) e segunda-feira (21) foram realizados 976 atendimentos

76UI76U67UU

O movimento na maior unidade hospitalar do Rio Grande do Norte – o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel – foi considerado tranquilo, com a realização de 976 atendimentos médicos, sendo 209 na área ortopédica. Na manhã desta terça-feira (22), o setor de politrauma estava com 11 pacientes em observação, quando a capacidade é de apenas seis pacientes (pois só há seis pontos de oxigênio), embora o corredor do politrauma estivesse vazio. No corredor de clínica médica havia 19 pacientes internados em macas, a espera de um leito de enfermaria ou da alta médica.

Na sexta-feira (18), o Pronto Socorro Clóvis Sarinho registrou 219 atendimentos, sendo 28 de clínica médica, 16 de pediatria, 47 de ortopedia, 52 de clínica cirúrgica, 18 de buco maxilo facial, 17 de otorrinolaringologista, 13 de neurocirurgia e 16 de oftalmologia. Destes, 21 pacientes deram entrada vítima de queda de moto, 10 de agressão física, quatro acidentes domésticos, três vítimas de arma de fogo e duas por arma branca.

No sábado (19), o Hospital Walfredo Gurgel registrou 265 atendimentos, maior que o dia anterior. Foram 44 pacientes da clínica médica, 16 da pediatria, 50 da pediatria, 58 pacientes de clínica cirúrgica, 11 de buco maxilo facial, 14 pacientes de otorrino, 17 de neurocirurgia, 46 de oftalmologia, três de urologia, um de cirurgia plástica e um de nefrologia. Além disso, foram 18 pacientes vítimas de queda de moto, quatro vítimas de arma branca, 18 de queda de altura e três vítimas de arma de fogo.

No domingo (20), o número de atendimentos foi próximo do sábado, ficando em 264. Ortopedia, com 70 pacientes, e clínica cirúrgica, com 65, absorveram a maior demanda de atendimento. Além disso, foram 35 pacientes de clínica médica, 23 de pediatria, 15 de buco maxilo facial, 14 de otorrinolaringologia, 24 de neurocirurgia e 14 de oftalmologia. Ao todo, foram 15 pacientes vítimas de queda de altura, 27 de queda de moto, seis de queda de nível, cinco de agressão física, três de colisão moto com moto e três de queda de carro.

No feriado da segunda-feira, Dia de Tiradentes, o movimento foi mais tranqüilo, sendo registrados 228 atendimentos. Foram 39 de clínica médica, 15 pediatria, 42 de ortopedia, 44 de clínica cirúrgica, 12 de buco maxilo facial, 25 de otorrinolaringologia, 21 neurocirurgia e 28 de oftalmologia. Destes, 20 foram vítimas de queda de moto, 12 de queda de altura, cinco de queda de nível, duas agressões físicas, dois atropelamentos por moto e duas vítimas de arma branca.

 

Campanha

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que por questões de logística na distribuição das vacinas, por parte do Ministério da Saúde para o estado do Rio Grande do Norte, a campanha de vacinação contra a Influenza – prevista para iniciar hoje (22) – terá início a partir da sexta-feira (25).

No sábado (26), dia D da campanha, haverá uma grande mobilização em todas as unidades de saúde do estado, que estarão abertas oferecendo a vacina para os grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, portadores de doenças crônicas (incluindo as trissomias), população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

“O nosso público-alvo corresponde a um total de 769.286 pessoas e a meta é vacinar 80% deste quantitativo”, explicou Francisca Santos, coordenadora estadual de Imunização.

Compartilhar:
    Publicidade