Imagine na Copa

A misteriosa morte de dois europeus na badalada praia de Genipabu, litoral norte do Estado, já tem repercussão internacional. São…

A misteriosa morte de dois europeus na badalada praia de Genipabu, litoral norte do Estado, já tem repercussão internacional. São muitos os portais que reproduzem as informações divulgadas pelos principais veículos brasileiros, todos assustados com a brutalidade com que um sueco e um croata foram assassinados.

Mas, para quem sobrevive a dura realidade potiguar, a dupla execução não foi nada mais do que uma repetição diária. Sem precisar fazer muitas contas, é fácil apostar que o RN já deve ter cerca de 300 homicídios apenas nestes primeiros três meses do ano, números dignos de uma verdadeira guerra civil.

Agora, diante da atenção que o fato deve chamar, certamente o governo do Estado vai se empenhar para resolver o mistério. Em mais alguns meses, a Polícia Civil deve, sim, apresentar os responsáveis pelo crime. Mas, e depois? E os casos que sequer chegam a ser investigados?

Não há como melhorar a segurança pública sem que esta seja efetivamente uma prioridade. É fundamental ter mais investimentos, principalmente no setor de inteligência, para que se comece a evitar os delitos antes que os mesmos aconteçam. E, se ocorrerem, que a busca pelos criminosos seja mais rápida e eficaz.

Também é essencial a prática da punição. Não a agressão gratuita como estão fazendo alguns “justiceiros” pelo país, mas a prevista na forma da lei, que hoje mais parece beneficiar o bandido do que o cidadão de bem. Sem isso, os problemas atuais só deve piorar no futuro.

Agora, imagine se algo parecido com o que ocorreu neste final de semana, em Genipabu, aconteça durante a próxima Copa do Mundo, seja em Natal ou em qualquer uma das demais 11 sedes do evento? Não seria apenas uma vergonha para o país, mas uma omissão criminosa em um país refém da violência.

FREIO

O Estadão de hoje destaca a articulação de uma parte da cúpula nacional do PT para acalmar os ânimos na relação do partido com o PMDB. E o plano principal é retirar candidaturas majoritárias petistas em alguns estados, a favor da aliança com os peemedebistas. Entre os citados na reportagem, está o Rio Grande do Norte, onde o partido planeja lançar Fátima Bezerra para o Senado. Será?

SORRISO NOVO

Ainda no Estadão, matéria revela que o senador José Agripino Maia (DEM) pediu reembolso de R$ 51 mil para quitar um tratamento dentário, em 2009, referente a 22 coroas de porcelana aluminizada, produto considerado mais caro e que confere uma aparência melhor. O democrata disse que o tratamento foi feito para corrigir um erro de outro dentista.

RECORDE

A governadora Rosalba Ciarlini terá uma semana em ritmo de campanha. A gestora realizará o lançamento do programa RN Sustentável em três cidades diferentes do Estado entre amanhã e quinta-feira. Mossoró, Pau dos Ferros e Assu receberão a comitiva oficial da democrata. Como o projeto já teve solenidade semelhante em Natal, tem tudo para entrar no livro dos recordes como o mais lançado da história do RN.

ÁGUAS DE MARÇO

Março já vai chegando a sua metade e, até agora, nada do PMDB definir quem será seu candidato a governador. Por enquanto, tudo continua como antes. A dúvida persiste entre Fernando Bezerra e Henrique Alves, embora muitos garantam que, nos bastidores, o ex-senador já teria desistido da possibilidade.

FRAGILIDADE

Lamentável a chance desperdiçada pelo Alecrim de voltar a ser campeão 28 anos depois. Mas, de certa forma, o time jogou contra o Baraúnas da mesma forma como se apresentou durante todo o campeonato. Sem força ofensiva, mais preocupado com a defesa e de olho na chance de fazer um golzinho e sair com a vitória. Já são oito empates do Verdão no torneio. A cara do treinador Wassil Mendes.

EXEMPLO

Em tempo: é hora de parabenizar o trabalho realizado pelo Globo. Um time que passou a existir no ano passado, deu uma lição de profissionalismo e planejamento aos ditos grandes do RN, deixando América (vice) e ABC (na quinta posição) comendo poeira. É bom os dirigentes abrirem o olho para não perderem, também, o segundo turno.

CULTURA

Para incentivar o hábito da leitura e criar desde cedo a paixão pelos livros, o Natal Shopping recebe a partir desta quarta-feira (12) a segunda edição da Feira de Livros “Book Lovers Kids”, que permanece até 11 de abril na Praça de Eventos do shopping. Mais de três mil títulos infantis e infanto-juvenis estarão à disposição da criançada com condições especiais para os clientes.

VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA

Na quinta-feira (13), às 8h30, no CREAS Parnamirim, a Secretaria de Assistência Social vai apresentar o projeto “Lumiar, sob a luz da Lei Maria da Penha”, cujo principal objetivo é atender e orientar não apenas às mulheres vítimas de violência doméstica, mas também os homens agressores. O evento integra a programação do Dia Internacional da Mulher.

GIRA MUNDO

Portal Uol destaca: a imprensa oficial norte-coreana anunciou nesta segunda-feira (10) a vitória, com 100% dos votos e sem abstenções, do líder Kim Jong-un nas eleições legislativas de domingo. Em cada uma das quase 700 circunscrições do país havia apenas um candidato, apresentado pelo partido único, o que permite conhecer o resultado das eleições antes mesmo do processo. A eleição, na qual os eleitores podem optar apenas entre “sim” e “não”, serve mais às autoridades para detectar as deserções no exterior.

Compartilhar:
    Publicidade