Incertezas e indefinições

JOAQUIM PINHEIRO – INTERINO Faltando pouco menos de 6 meses para o pleito estadual de outubro o cenário no Rio…

JOAQUIM PINHEIRO – INTERINO

Faltando pouco menos de 6 meses para o pleito estadual de outubro o cenário no Rio Grande do Norte ainda é de incerteza, entretanto já existe uma noção do que poderá ocorrer e quais serão os principais protagonistas da disputa eleitoral no Estado. Pelo governo, deverá ser confirmada a candidatura à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini, do DEM, que mesmo enfrentando dificuldades gerenciais durante todo o mandato, sua recandidatura não pode deixar de ser considerada e respeitada pelo que representa uma postulante no exercício do cargo.

>>>

Do lado da oposição prevalece a pré-candidatura peemedebista do deputado Henrique Eduardo Alves, tendo ao lado a vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, do PSB, e do deputado federal João Maia, presidente do PR na condição de vice. Esta, formada por uma aliança nunca vista na política do Rio Grande do Norte com aproximadamente 20 partidos juntos. Ainda no segmento oposicionista, registre-se a pré-candidatura do vice-governador Robinson Faria, do PSD, que ao lado do PT da deputada Fátima Bezerra, tenta torná-la viável, apesar da dificuldades que tem enfrentado para agregar outras legendas.

>>>

Existe também um movimento de partidos considerados de esquerda para que seja apresentada uma candidatura alternativa. O nome está entre o professor Robério Paulino, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e o sindicalista Santino Arruda.

Pós – escrito: o quadro atual é esse, mas poderá mudar até as convenções que acontecerão em junho.

Trabalhos reconhecidos

A prefeita de Maxaranguape, Ivoneide da Silva (Neidinha), que sucedeu o então prefeito, Amaro Saturnino, provável candidato a deputado estadual nas eleições deste ano, recebeu do Sebrae o selo de “Prefeita Empreendedora” na categoria agricultura familiar, enquanto o prefeito Pepeu Lisboa de Passa e Fica foi agraciado com o prêmio de melhor prefeito, também no âmbito do projeto “Prefeito Empreendedor”. Para fazer jus ao prêmio, Pepeu agregou, entre outros pré-requisitos, modernidade administrativa, portal do contribuinte e apoio ao turismo ecológico e à cultura popular.

Tumulto e insatisfações

Mesmo cobrando 15 reais pelo estacionamento, a empresa terceirizada pelo Arena das Dunas não oferece um bom trabalho a quem vai ao estádio de automóvel. No jogo ABC e América deste último domingo aconteceu um tumulto generalizado. As pessoas ficaram presas no local por um longo tempo sem alternativas de saída. Houve cenas de bandidagem com a polícia reprimindo os arruaceiros, mas xingando também pessoas de bem que pacificamente esperavam ser liberadas. A polícia precisa agir com rigor para conter a violência, mas tem que diferenciar cidadãos de bandidos. Os administradores do estádio têm também que facilitar o acesso da imprensa a todas as dependências do Arena da Dunas para que o trabalho dos jornalistas seja desempenhado com eficiência e precisão.

– A governadora Rosalba Ciarlini tem maioria junto aos delegados do DEM que votam na convenção do partido, enquanto o senador José Agripino é majoritário na Executiva Estadual. Isso significa dizer que se houver confronto entre os dois a governadora poderá levar vantagem na convenção do partido. Portanto, essa história da governadora não ter a legenda caso queira disputar o cargo novamente, é bravata.

– A Assembleia Legislativa realiza sessão no município de Alto do Rodrigues na próxima quarta-feira dentro da programação de interiorização do Poder Legislativo Estadual. Em debate os problemas do município e da região.

– O PDT vai exigir dos peemedebistas igualdade de condições na disputa proporcional para viabilizar a eleição do publicitário Sávio Hackradt a deputado federal. Líderes do partido vão exigir a retirada da pré-candidatura de Zenaide Maia (irmã de João Maia e esposa do prefeito Jaime Calado) para o espaço ser ocupado por Sávio.

– Pode surgir um nome de consenso nas eleições municipais de Monte das Gameleiras. O agrônomo Luiz Celso Pinheiro está sendo incentivado a disputar a prefeitura local. O provável candidato é filiado do PC do B e bastante conhecido na região. Foi interventor no vizinho município de Serra de São Bento.

– Sérgio Alves tem chances reais de eleger-se deputado estadual nas eleições deste ano. É bem relacionado em Natal, será votado ao lado de Walter Alves (que será candidato a deputado federal), e tem sobrenome forte na política do Rio Grande do Norte.

– O analista político Zequinha Pinheiro avalia que a melhor alternativa para a reeleição do deputado Felipe Maia é uma composição político/eleitoral com a governadora Rosalba Ciarlini nas eleições deste ano. Entende que o voto de legenda garantirá a reeleição do filho do senador José Agripino.

– O cordelista Abaeté do Cordel receberá o título de “Cidadão Natalense” no próximo dia 24 às 18 horas. Proposição da vereadora Amanda Gurgel subscrito pelo vereador George Câmara.

Compartilhar:
    Publicidade