Indiferenças

Hoje, na política do Rio Grande do Norte, se há partidos com dificuldades de entendimento, são eles justamente o PMDB,…

Hoje, na política do Rio Grande do Norte, se há partidos com dificuldades de entendimento, são eles justamente o PMDB, PT e PSB. Em uma reflexão rápida, talvez os três partidos sejam exatamente os que mais possuem indiferenças entre si, tanto entre seus principais líderes como nas suas bases, em todos os seus níveis.

Vejamos. Historicamente, todo o Estado sabe dos desentendimentos e das acusações públicas entre o ministro Garibaldi Alves Filho e a ex-governadora Wilma de Faria. Esta derrotou o senador de 1 milhão de votos em uma campanha das mais acirradas, sempre lhe cobrando sobre o uso do dinheiro arrecadado com a venda da Cosern.

Em todas as entrevistas, todos os debates, Wilma deixava no ar a suspeita de que o dinheiro da antiga estatal havia sido desviado pela gestão do peemedebista. Este, por sua vez, resistiu a possibilidade de levantar no pleito as denúncias do Foliaduto, escândalo famoso do governo wilmista.

O mesmo também ocorre com os petistas. Garibaldi, em 2008, chegou a dizer que não aceitaria apoiar uma candidatura de Fernando Mineiro por considerá-lo muito radical. Em 2010, então candidato a senador, Hugo Manso chamou o atual ministro de “cara de pau” por sua postura dúbia, a favor de Dilma Rousseff e de Rosalba Ciarlini.

Recentemente, o vereador Fernando Lucena saiu, como já é tradição, disparando para todos os lados, atingindo em cheio o presidente da Câmara, Henrique Alves. Outro que, de vez em quando, é alvo de comentários nada agradáveis dos correligionários do PT no Estado.

Já em relação a Wilma, há um empecilho público. A vice-prefeita é presidente de um partido que terá candidato a presidente da República, provavelmente Eduardo Campos, contra a reeleição da presidente Dilma Rousseff, do PT. Assim, como colocar tantos interesses e tantas indiferenças em cima de um mesmo palanque? Só o tempo dirá.

 

CONVOCAÇÃO
O prefeito Carlos Eduardo Alves deve acabar convocando, de forma extraordinária, a Câmara Municipal de Natal para que seja votada a sua reforma administrativa para a cidade. O projeto prevê extinções de secretarias e de cargos comissionados, mas ainda não foi votado pelos vereadores porque só chegou ao Legislativo no final de 2013.

CONDENAÇÃO
O ex-prefeito de Assú, Ronaldo da Fonseca Soares, foi condenado por improbidade administrativa em sentença proferida pela juíza Flávia Sousa Dantas Pinto. Atendendo pedido de um vereador da cidade, o então gestor concedeu gratificação indevida a uma servidora pública, fato que resultou em danos ao erário. O ex-prefeito e a servidora em questão deverão ressarcir valores aos cofres municipais. A notícia foi confirmada pelo Tribunal de Justiça.

EMBRIAGUEZ
Lamentável a notícia das dezenas de prisões realizadas pela Polícia durante mais uma fiscalização de trânsito, realizada após um grande show musical na praia de Pirangi. Ora, todos já sabem da Lei Seca, mas, mesmo assim, continuam bebendo e dirigindo. Um crime contra a própria saúde e a das pessoas ao seu redor, já que se coloca em risco todos que estão no veículo e também fora dele.

FINALMENTE
Os números de homicídios em 2014 já assustam aos que acompanham o mundo cão do noticiário policial. A média diária de mortos impressiona no Rio Grande do Norte. E é porque ainda nem chegamos a metado do primeiro mês do ano. O governo, agora, estuda a criação de uma divisão para investigar esses crimes. Antes tarde do que nunca.

CRISE
Enquanto o prefeito Carlos Eduardo alardeia e comemora seus índices de aprovação, os postos de saúde continuam fechados e com caótico atendimento na trauma ortopedia, materno infantil e pediatria. O posto de saúde de Igapó – Bela vista está fechado há 4 meses e sob risco de extinção. A população revoltada realizará Assembleia geral dia 15 para buscar uma solução. Na pauta está em discussão a ocupação da Secretaria Municipal de Saúde, ato em frente a Prefeitura e ocupação do prédio vazio da UNIMED no bairro.

ARTICULAÇÃO
O vereador Marcos Antonio, do Psol, já tentou administrativamente resolver a questão em inúmeros contatos e reunião com o secretario Cipriano Vasconcelos. Mas, até agora, não houve nenhum avanço por parte do município.

GLADIADORES
O treino da academia Nova União, no Rio de Janeiro, ganhou o reforço de mais um grande nome do UFC: o americano ex-campeão dos pesos-leves e pesos-meio-médios, BJ Penn, chegou nesta sexta-feira (10), para treinar com os campeões peso galo, o potiguar Renan Barão, e peso pena, José Aldo Júnior. Em tempo: cresce a expectativa para a confirmação de uma etapa do UFC em Natal, possivelmente no ginásio Nélio Dias.

CULTURA
O Fundo Municipal de Incentivo à Cultura publicou em dezembro a lista de projetos selecionados que serão viabilizados com ajuda do orçamento municipal. Agora, com a Lei Orçamentária Anual de 2014 este processo garantirá recursos para quem atua nas áreas de fotografia, teatro, artes visuais, música, audiovisual e patrimônio imaterial.

GIRA MUNDO

O ex-primeiro-ministro israelense Ariel Sharon, 85, morreu neste sábado (11) de falência múltipla de órgãos, no hospital de Tel Hashomer, perto de Tel Aviv. Ele estava internado na unidade de saúde em coma desde 2006, quando teve um acidente vascular cerebral.  Sharon participou da criação do Estado de Israel, em 1948, e teve vários postos nas Forças Armadas e em sucessivos governos do país. Por sua atuação no Exército e na política, foi acusado de ser responsável por diversos massacres de civis palestinos desde 1952.

Compartilhar:
    Publicidade