Inéditos de Rubão – Alex Medeiros

Semana passada foi aniversário de Rubens Lemos Filho. Das muitas felicitações recebidas dos amigos e leitores, e de alguns presentes,…

Semana passada foi aniversário de Rubens Lemos Filho. Das muitas felicitações recebidas dos amigos e leitores, e de alguns presentes, a satisfação maior só apareceria dias depois. E veio numa surpresa desconcertante feita pela sua irmã Yasmine Lemos.

Das mãos dela, recebeu um livro com poesias inéditas do pai, Rubão, que estavam guardadas e sendo cultuadas como quem semeia a mais rara e bela das plantas. A obra, editada em quantidade limitada, presente para o irmão e ofertada para alguns amigos.

Yasmine preparou com carinho a edição das poesias que estavam em suas gavetas, desconhecidas até da família. Em cumplicidade amorosa com o marido Ivan Junior, fez uma luxuosa encadernação como ponto de partida do selo “8 Editora”, de ambos.

Aí juntou a homenagem ao pai inesquecível com o aniversário do irmão para lançar à luz do mundo a obra que não será comercializada, mas entregue a um grupo seleto de amigos e admiradores de Rubens Lemos, pai. Emociona saber que sou um felizardo.

Em primeira mão, publico aqui o projeto gráfico da capa, impressa na Off Set Gráfica, de propriedade do próprio Ivan, uma ilustração em grafite com a estampa de Rubão e o poema 20 do livro, “A canção de Bimbo”, feito para o filho Rubinho em 1973.

Bimbo era como o pai chamava o filho.

“Então, menino-criança-gente

Busca na voz a voz ausente

Presa sentida da solidão.

A voz distante também criança,

dor machucada, peito-esperança

no amor que fala tua canção”.

O livro “Poemas Guardados” inaugura as atividades da “8 Editora”. Que grande começo. (AM)

 

Segurança

A TV União (Cabo TV) promove logo mais, 21h30, mais um debate entre os candidatos ao governo do RN, onde apresentarão suas ideias e soluções para a violência epidêmica que atinge todas as cidades do estado e que já causa clima de pânico em Natal.

Apavorados

O jornalista Ricardo Noblat, de O Globo, postou nas redes sociais uma informação sobre aferições internas no fim de semana. Diz ele “Pesquisa feita no fim de semana em SP: Marina, 39%, Aécio, 20%, Dilma, 17%”. PT ou PSDB teriam feito a pesquisa.

Tracking

A palavrinha aí de cima significa uma enquete feita por telefone, mas que segundo os estatísticos não tem precisão científica. Fala-se no Twitter que vazou uma com a seguinte configuração: Dilma Rousseff, 31%; Aécio Neves, 26% e Marina Silva, 22%.

 

Disputa parelha

O diretor do instituto Datafolha, Mauro Paulino, foi sabatinado na noite do domingo pelos jornalistas Ricardo Boechat, Fernando Mitre, Boris Casoy e Fernando Rodrigues. Deixou claro que a “eleição está aberta” e não se sabe quem passará ao segundo turno.

Interna

O PMDB local recebeu no sábado mais uma pesquisa do Ibope, para consumo interno, ou seja, para servir de referência para as ações de propaganda e marketing e para moldar o discurso da chapa majoritária. Na quinta-feira, tem o Ibope “externo” da Inter TV.

DataFátima

A candidata ao Senado pelo PT finalmente apareceu numa pesquisa com leve vantagem sobre Wilma de Faria (PSB). A questão é que o responsável pela aferição é assumidamente eleitor da petista e defende com fervor o partido nas redes sociais.

Críticas

Por diversas vezes o autor da pesquisa favorável ao PT postou nas redes sociais críticas ferozes contra a Consult e outros institutos, fazendo insinuações de que favoreciam partidos como o PMDB, PSB e DEM. Como diria o poeta, “pra cima de muá?”.

Efeito Marina

Depois de contar com o depoimento de Eduardo Campos em seu programa de TV, gravado quando da visita ao RN, Wilma de Faria agora espera exibir também a estampa de Marina Silva pedindo votos para ela. Os wilmistas acreditam num grande impacto.

Balde

Tomara que não apareça nenhum imbecil tentando contextualizar a morte do rapaz que inventou o tal desafio do balde de gelo com os ícones da pop music que morreram aos 27 anos. Corey Griffin, que morreu afogado, foi mais uma celebridade de 15 minutos.

Revista mobile

O tradicional jornal esportivo Marca, da Espanha, está disponibilizando gratuitamente para usuários de tabletes e smartphones uma belíssima revista virtual, a Marca Plus, que pode ser baixada pela Apple Store e Google Play. Um show de material esportivo.

Antônio Ermírio

Na sua passagem por Natal, em evento na FIERN, nos anos 1990, o empresário Antônio Ermírio de Moraes atraiu a nata do empresariado e da política, entre eles Aluízio Alves, com quem conversou muito sentado ao seu lado durante o almoço. Aí está ele nas fotos com Fernando Bezerra, Garibaldi Filho, Bira Rocha e Henrique Alves. Na foto comigo, o jornalista Roberto Guedes disse no dia seguinte que eu estava dando-lhe dicas de ganhar dinheiro, sob o olhar risonho de Lulu Flor.

Compartilhar: