Interdição na Av. Romualdo Galvão deverá acontecer até sexta-feira

Semob orienta que os motoristas de veículos particulares utilizem avenidas como a Prudente de Morais e a Jaguarari

Trecho será interditado para a construção do primeiro túnel das obras da Copa. Foto: Divulgação
Trecho será interditado para a construção do primeiro túnel das obras da Copa. Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) interditará, até a próxima sexta-feira (6), uma via do trecho da avenida Romualdo Galvão, na altura do cruzamento com a avenida Lima Silva, no sentido centro/BR, para construção do primeiro túnel previsto no projeto de construção do Complexo Viário de Natal. Inicialmente, a interdição, que deveria ter começado desde ontem, seria total, no entanto, agora será feito um estrangulamento no trânsito, deixando apenas uma via de acesso.

O secretário adjunto de Obras da Semopi, o engenheiro Caio Pascoal, informou que foi necessário fazer ajustes em algumas valas para que pudesse ser feita a intervenção, mas que em função da falta de asfalto houve o atraso, que deve ser solucionado nos próximos dias. “Foi um problema da falta de asfalto, mas isso não atrapalha nada, pois a obra segue a todo vapor”, afirmou o secretário adjunto de Obras, Caio Pascoal.

Semana passada, o consórcio formado entre as construtoras Queiroz Galvão e Ferreira Guedes, responsável pela obra de construção do Complexo Viário de Natal iniciou a confecção das paredes dos túneis que serão construídos entre as avenidas Lima e Silva e Prudente de Morais. O Complexo Viário de Natal conta com a construção de dois viadutos, sendo um estaiado, seis túneis e duas passarelas que devem ser entregues até maio do próximo ano.

O investimento é da ordem de R$ 222 milhões.

De acordo com o secretário adjunto de Obras da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Caio Pascoal, o trabalho no local começou no dia 22 de outubro. No primeiro mês foi feito o fechamento de canteiros, retirada de árvores, remoção de interferências (água, energia, esgoto, fibra ótica, entre outros) e escavação de estacas do viaduto estaiado. O equipamento tem início nas proximidades do Posto 30 de setembro em Lagoa Nova e se estende até o Pittsburg Lanches, sentido bairro/centro.

Atualmente, cerca de 120 homens trabalham na fundação do viaduto estaiado. A execução das estacas escavadas, que devem levar em torno de 20 dias úteis, já estão com 30% dos seus serviços concluídos. A partir daí, começa a execução dos pilares e, posteriormente, a laje que é o piso do viaduto. O segundo viaduto será construído a partir do viaduto do Quarto Centenário até a marginal da BR 101. “Para evitar o cruzamento de veículos que saem da BR-101 para a marginal em direção ao Centro Administrativo e Arena das Dunas”, explica Caio Pascoal.

Em relação à interdição, a Semob pede a compreensão dos motoristas e pedestres que transitam na região e orienta que os motoristas de veículos particulares utilizem avenidas como a Prudente de Morais e a Jaguarari, no sentido Centro/Candelária, que estão liberadas para o tráfego de veículos.

As obras do Complexo Viário de Natal estão divididas em quatro fases. A primeira compreende a instalação das trincheiras (túnel) na avenida Prudente de Morais e do Viaduto. A segunda fase contará com a instalação dos túneis nas avenidas Romualdo Galvão, Lima e Silva, Jerônimo Câmara e Capitão Mor Gouveia. Na terceira fase será instalado o túnel da rua Raimundo Chaves e na quarta, e última fase, a construção do viaduto ligando a marginal da BR-101.

Compartilhar: