Inventor do famoso fuzil AK-47 morre na Rússia aos 94 anos

O inventor do fuzil soviético AK-47, Mikhail Kalashnikov, morreu nesta segunda-feira (23) aos 94 anos, em um hospital da República…

Desde março, Kalashnikov vinha sendo internado por diferentes problemas de saúde. Foto: Divulgação
Desde março, Kalashnikov vinha sendo internado por diferentes problemas de saúde. Foto: Divulgação

O inventor do fuzil soviético AK-47, Mikhail Kalashnikov, morreu nesta segunda-feira (23) aos 94 anos, em um hospital da República russa da Udmúrtia.

Kalashnikov, que estava na casa dos 20 anos quando criou o fuzil logo após a Segunda Guerra, morreu em sua cidade natal, Izhevsk, onde a arma ainda é produzida.

“Hoje nos chegou uma triste notícia: após uma longa e grave doença morreu aos 94 anos de idade o lendário projetista de armas de fogo Mikhail Timofeyevich Kalashnikov”, escreveu em sua página no Facebook Victor Chulkov, porta-voz do governo da Udmúrtia.

Desde março, Kalashnikov vinha sendo internado por diferentes problemas de saúde Ele estava desde 17 de novembro no Centro Clínico e Diagnóstico da República da Udmúrtia, onde se submeteu a tratamentos intensivos por causa de uma hemorragia estomacal.

No final de outubro Kalashnikov escreveu uma carta ao presidente russo, Vladimir Putin, para denunciar a má gestão da fábrica pela atual direção —  devido ao delicado estado de saúde, ele havia sido afastado das operações na fábrica.

Em 2011, o Exército russo anunciou que deixaria de comprar Kalashnikovs por excesso de reservas em seus arsenais.

 

Fonte: Uol

 

AK-47, sigla da denominação russa Avtomat Kalashnikova odraztzia 1947 goda ("Arma Automática de Kalashnikov modelo de 1947"), é um fuzil/espingarda de assalto de calibre 7,62 x 39 mm criado em 1947. Foto: Divulgação
AK-47, sigla da denominação russa Avtomat Kalashnikova odraztzia 1947 goda (“Arma Automática de Kalashnikov modelo de 1947″), é um fuzil/espingarda de assalto de calibre 7,62 x 39 mm criado em 1947. Foto: Divulgação

 

Compartilhar: