Investidores que vão pagar salários atrasados ajudam Botafogo há anos

Grupo seleto de alvinegros receberá garantias para investir no clube

Botafogo passa por grave crise financeira. Foto: Divulgação
Botafogo passa por grave crise financeira. Foto: Divulgação

O torcedor alvinegro pode estar se perguntando: “Quem são esses botafoguenses ricos que emprestaram dinheiro para o pagamento dos salários atrasados dos jogadores?”. A reportagem ouviu de diversas fontes que este seleto grupo de torcedores abastados financeiramente não quer aparecer por uma série de questões. Eles não querem serem vistos como mecenas, nem explicar o que vão receber em troca com as negociações. Por isso, o clima é de mistério.

“Não posso citar nomes. Mas são torcedores que já ajudam o clube há muito tempo, desde a gestão do Bebeto de Freitas”, disse uma das fontes consultadas.

A maioria deste grupo de botafoguenses ricos – cerca de 80% – é de torcedores apaixonados pelo Botafogo, que nunca tiveram cargos políticos no clube. Há outros, porém, que têm influência no Conselho Deliberativo e ainda alguns que são ex-dirigentes do Glorioso.

No entanto, o clima de mistério começa a ser desvendado quando se observa o balanço financeiro de 2013 do Botafogo. No material, divulgado no site oficial do clube, é possível perceber uma série de empréstimos feitos por botafoguenses famosos, como membros da família Moreira Salles, e por uma empresa ligada ao empresário e ex-dirigente alvinegro Cláudio Good.

A ajuda ao clube deste seleto grupo de torcedores não é novidade, mas voltou a ganhar força com a grave crise financeira que culminou com 100% das receitas penhoradas. Durante a reunião extraordinária do Conselho Deliberativo, até mesmo uma comissão de crise foi criada para dar mais força em busca de soluções financeiras.

Os empréstimos, obviamente, não são de graça. Como garantia de pagamento, a diretoria cede partes dos direitos econômicos de jovens jogadores aos investidores. Ou seja, basicamente, é uma troca.

Fonte: lancenet

Compartilhar: