Jair da Kimura coloca Aldo e Renan Barão como ‘os dois melhores do mundo’

'O Barão vai ganhar porque ninguém consegue treinar mais do que ele', diz o treinador do peso-galo

José Aldo e Renan Barão ocupam a segunda e a sexta posições, respectivamente, no ranking peso por peso do UFC, mas há quem ache que ambos deveriam estar ainda mais acima. O treinador Jair Lourenço, por exemplo, afirma que eles são os dois melhores lutadores do mundo na atualidade. Mentor de Barão há mais de dez anos em Natal, o líder da Kimura / Nova União vê o pupilo um pouco atrás do parceiro Aldo, e a dupla à frente de todos os demais atletas:

- Vejo sim. Aos meus olhos, tirando o lado da amizade e da equipe, vejo o Aldo e o Barão como os dois melhores. Já via o Aldo há muito tempo como o melhor, e agora o Barão está chegando. Tem o Anderson Silva também, que infelizmente está machucado e vai passar um tempo sem lutar. Neste momento o Aldo e o Barão são os dois melhores e mais promissores, até pela idade e pelo cartel deles. O Barão já tem quase 40 lutas e é muito experiente, apesar de novo. O Aldo também tem muitas lutas – disse ao Combate.com em Newark (EUA).

Jair Lourenço posa no hotel em Newark (Foto: Ivan Raupp)
Jair Lourenço posa no hotel em Newark (Foto: Ivan Raupp)

Jair, que foi aluno de Dedé Pederneiras assim como hoje são José Aldo e Barão, acredita que seu conterrâneo potiguar vai passar pelo americano Urijah Faber neste sábado, no UFC 169, por ter mais vontade e fome de vitória:

- O Barão vai ganhar porque ninguém consegue treinar mais do que ele. Ele treina muito, é muito dedicado e focado. E de onde ele veio, a gente não deixa passar oportunidade. Ele ralou muito na vida. Tem origem muito humilde. Viu gente usando droga na frente dele e nunca usou. Sempre foi focado e determinado. Essa dificuldade molda e deixa ele cada vez mais forte. Ele está indo cada vez mais preparado para as lutas.

O treinador enaltece a todo momento a poder de defesa de quedas de Barão, assim como o de Aldo, e diz que o pupilo até pode ser derrubado, mas que nesse caso Faber ficará em perigo:

- Acho muito difícil (Barão ser derrubado por Faber), mas não impossível. Na luta às vezes você acerta uma sequência, aí o cara pega o timing da queda e derruba você. Voê às vezes fica desprevinido ao tentar nocautear, e pode acontecer de cair. Mas o Barão está muito preparado no chão e talvez seja perigoso para o Faber o Barão no chão por baixo. Tanto que a maioria das finalizações do Barão no começo da carreira no Brasil foi por baixo. Ele tem um arsenal muito grande e treinou muito para essa situação.

Com Renan Barão x Urijah Faber na luta principal e José Aldo x Ricardo Lamas no co-main event, o UFC 169 ocorre a partir das 21h30m (de Brasília) deste sábado, com transmissão ao vivo e exclusiva do canal Combate. A pesagem será realizada na sexta-feira, às 19h, com transmissão do Combate e também do SporTV.

 

UFC 169

1º de fevereiro de 2014, em Newark (EUA)

CARD PRINCIPAL
Peso-galo: Renan Barão x Urijah Faber
Peso-pena: José Aldo x Ricardo Lamas
Peso-pesado: Frank Mir x Alistair Overeem
Peso-mosca: John Lineker x Ali Bagautinov
Peso-leve: Jamie Varner x  Abel Trujillo

CARD PRELIMINAR
Peso-leve: John Makdessi x Alan Nuguette
Peso-mosca: Chris Cariaso x Danny Martinez
Peso-médio: Nick Catone x Tom Watson
Peso-leve: Al Iaquinta x Kevin Lee
Peso-médio: Clint Hester x Andy Enz
Peso-leve: Tony Martin x Rashid Magomedov
Peso-meio-médio: Neil Magny x Gasan Umalatov

 

 

Fonte: Combate/G1

Compartilhar: