Apoiadora Janeth é eleita para Hall da Fama do basquete nos EUA

Janeth era uma das estrelas da Seleção que conquistou o Campeonato Mundial de basquete de 1994

Janeth é a terceira maior pontuadora da Seleção Brasileira. Foto: Divulgação
Janeth é a terceira maior pontuadora da Seleção Brasileira. Foto: Divulgação

A ex-ala brasileira Janeth Arcain integrará em breve o Hall da Fama do basquete feminino, na cidade de Knoxville, no Tennessee. A atleta, que jogou nos Estados Unidos pelo Houston Comets na WNBA, foi indicada na classe de 2015, ao lado de Lisa Leslie e três técnicos.

Janeth era uma das estrelas da Seleção que conquistou o Campeonato Mundial de basquete de 1994. A equipe, que também contava com Hortência, eleita melhor jogadora da competição, e “Magic” Paula, garantiu o título derrotando a China.

A ala paulista também conquistou duas medalhas olímpicas com o time nacional: prata em Atlanta 1996 e bronze em Sydney 2000. A carreira dela tem ainda três pódios em Jogos Pan-Americanos: prata em Indianápolis 1987, ouro em Havana 1991 e bronze no Rio de Janeiro 2007.

O sucesso com a Seleção Brasileira a fez ser escolhida para jogar a primeira temporada da WNBA, versão feminina do campeonato americano de basquete, em 1997. Janeth conquistou quatro títulos consecutivos defendendo o Houston Comets e participou de todas as partidas da equipe nos sete primeiros anos.

A outra jogadora escolhida para a classe de 2015 do Hall da Fama do basquete feminino foi a estrela Lisa Leslie. Com os Estados Unidos, ela conquistou os Mundiais de 1998 e 2002 e quatro ouros olímpicos consecutivos em Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008. Também foram indicados a técnica Gail Goestenkors e os companheiros de profissão Kurt Budke e Brad Smith.

Fonte: Terra

Compartilhar: