Jogos das oitavas serão conhecidos nesta segunda: entenda o sorteio

Modelo dos confrontos segue o de 2013, e evento será realizado no Rio às 11h

Sorteio seguirá os mesmos moldes de 2013. Foto: Divulgação
Sorteio seguirá os mesmos moldes de 2013. Foto: Divulgação

Os 16 times sobreviventes conhecerão os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil a partir de 11h deste segunda-feira. O sorteio dos jogos repetirá a fórmula do ano passado, com dois potes de oito times cada. Mais tarde, às 14h, serão conhecidos os mandos de campo. O GloboEsporte.com fará a transmissão em Tempo Real, com vídeo, dos dois eventos.

As oitavas de final terão a estreia dos seis times que disputaram a Taça Libertadores: Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio. Eles estarão em um pote na companhia de Corinthians e Vasco, os mais bem colocados no ranking da CBF entre os dez restantes. São os cabeças de chave e formam o Bloco A. Os demais times – ABC-RN, América-RN, Bragantino, Ceará, Coritiba, Palmeiras, Santa Rita-AL e Santos – estão no outro pote, o Bloco B.

Cada confronto das oitavas de final será formado por um time do Bloco A e um do Bloco B. Primeiro, todos os times do Bloco A serão sorteados e distribuídos pelos oito confrontos. Só depois serão conhecidos seus adversários.

O sorteio do Bloco A será dividido em quatro duplas, com base no ranking da CBF. A primeira dupla será formada por Grêmio (1º do ranking) e Corinthians (2º do ranking). A segunda, por Flamengo (3º do ranking) e Vasco (4º do ranking). A terceira, por Cruzeiro (8º do ranking) e Atlético-PR (10º do ranking). E a quarta, por Botafogo (12º do ranking) e Atlético-MG (15º do ranking). Cada integrante da dupla vai para um lado diferente do diagrama, o que significa que só poderão se enfrentar na final. Para cada time, será sorteado em que lado do diagrama ele ficará (esquerdo ou direito) e qual jogo daquele lado fará (jogo 1, 2, 3 ou 4).

Por exemplo: como o Grêmio irá para um lado do diagrama e o Corinthians para outro, é certo que eles só se encontrarão numa possível final.

Depois de distribuídos no diagrama os times do Bloco A, serão sorteados os do Bloco B, seguindo a mesma mecânica. Neste caso, as duplas serão formadas por Santos (9º do ranking) e Palmeiras (11º do ranking); Coritiba (13º do ranking) e Ceará (22º do ranking); ABC (29º do ranking) e Bragantino (34º do ranking); e América-RN (36º do ranking) e Santa Rita (207º do ranking).

Antes de 2013, era possível ver no diagrama da Copa do Brasil como seria o mata-mata do início ao fim. Desde o ano passado, a competição ficou maior e passou a ocupar o ano inteiro. Começou com 80 clubes, que participaram de três fases eliminatórias, até sobrarem dez. Eles se juntam aos seis da Libertadores, formando os 16 integrantes das oitavas de final.

Fonte: Globo.com

Compartilhar:
    Publicidade