José Agripino culpa governo do PT por apagões e falta de investimento em energia

- “O modelo de gestão defeituoso e equivocado do governo do PT deixará o Brasil no escuro”, afirmou José Agripino,…

- “O modelo de gestão defeituoso e equivocado do governo do PT deixará o Brasil no escuro”, afirmou José Agripino, líder do Democratas, em discurso na tribuna do Senado nesta segunda-feira.

– O parlamentar apontou como os principais responsáveis pelos recentes apagões – já foram dois neste ano – o marco regulatório falho e a má administração da presidente Dilma Rousseff, ex-ministra de Minas e Energia do governo Luiz Inácio Lula da Silva.

– Agripino citou reportagem do jornal O Globo que afirma que o forte calor pode reduzir avanço do Produto Interno Bruto (PIB) pela metade, com previsão de crescimento de 1% este ano, segundo especialistas. “A raiz do problema do apagão deve-se a um marco regulatório falho, que privilegia a tarifa para a energia velha e desestimula para a nova. Ou seja, afasta completamente a possibilidade de novos investimentos”, disse.

– Sobre a incompetência do governo do PT, o parlamentar lembrou que só na região Nordeste diversos estados estão desperdiçando energia eólica pela não conclusão das linhas de transmissão, responsáveis por levar a energia dos parques até o consumidor.

– “No Nordeste, incluindo no meu Rio Grande do Norte, existem diversos parques eólicos que já estão gerando energia elétrica equivalente a da Usina Hidrelétrica de Três Marias, mas eles não estão injetando energia porque as empresas que venceram o leilão para construir esses linhões não cumpriram sua obrigação”, explicou.

– “Ou seja, todo dia a energia produzida é jogada para o ar, desperdiçando dinheiro do contribuinte e obrigando o governo fazer o que ele não tem alternativa: gerar energia por termoelétrica, que é muito mais cara”, finalizou.

Codern passa por transição de modelo de gestão e realiza ‘1ª Semana de Planejamento’

– A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), responsável pelos Portos de Natal e de Areia Branca, está vivenciando um momento de transição de modelo de gestão.

– E para fazer um balanço das metas alcançados em 2013 e traçar os objetivos para 2014, a companhia realiza a “1ª Semana de Planejamento da Codern”.

– A semana é um dos resultados do trabalho realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai) de Santa Catarina, que conduziu todo o processo de Planejamento Estratégico da Codern.

– A assessoria que o Senai-SC prestou à Codern foi fruto de convênio com a Secretaria de Portos (SEP). “Essa fase que estamos vivenciando, que é a 1ª Semana de Planejamento da Codern, faz com que o Corpo Técnico repense o passado e estabeleça metas para 2014. E vai além. Faz com que se dê transparência internamente de tudo aquilo que tem que ser feito e como será feito dentro da Codern”, explica o Diretor-Presidente da Companhia, Pedro Terceiro de Melo.

– Dentro desse novo contexto administrativo, diversas medidas estão sendo adotadas pela Companhia, como implantação de um novo modelo de TI (Tecnologia da Informação), com aquisição de software, reaparelhamento de equipamentos, qualificação de corpo funcional, bem como a implantação de uma nova política portuária, via nova mentalidade de comercialização do Porto de Natal e do Terminal Salineiro de Areia Branca, por meio da dinamização da Gerência de Novos Negócios, e implantação de modernas ferramentas administrativas.

– “Com esse modelo, se busca tirar a Codern dessa situação de uma companhia extremamente dependente do governo federal. A proposta é estabelecer um novo modelo de gestão para tornar a Codern, a médio prazo, uma empresa auto suficiente”, completa Terceiro Melo.

Natal Convention Bureau bate 50% da meta anual de novos associados

– Em um pouco mais de um mês, o Natal Convention Bureau já conseguiu bater 50% da meta anual de atração de novos associados.

– Para comunicar a conquista e integrar os novos e os antigos associados, os empresários vão se reunir em café da manhã nesta quinta-feira, a partir das 8 horas, no Hotel Serhs.

– O encontro contará com a presença da diretora e criadora do Festival do Turismo de Gramado-RS e do Chocofest, Marta Rossi. Considerada uma das pessoas mais influentes do turismo brasileiro, ela falará para empresários de diversas áreas de atuação, que fazem parte do Convention, sobre sua experiência no Rio Grande do Sul e como os eventos contribuem para o fomento do turismo de um destino.

Estácio Alexandrino reúne 49 empresas para o ‘Café com Negócio’

– Pequenas, médias e grandes empresas das mais variadas áreas que atuam no Estado e desejam expandir sua rede de relacionamentos têm uma ótima oportunidade para se capacitar, apresentar seus produtos e serviços, além de entrar em contato com fornecedores e clientes em potencial.

– Trata-se do encontro corporativo ‘Café com Negócio’, que terá sua 18º edição nesta quarta-feira, a partir das 13h30, no auditório da Estácio Alexandrino.

– Durante o ‘Café com Negócio’, executivos de 49 empresas de áreas diversas participam de uma palestra sobre temas corporativos atuais, como controle de custos, vendas e desenvolvimento de equipe.

– Em seguida é promovida uma rodada de negócios, na qual todas as empresas poderão incrementar, de forma significativa, o seu network, além de gerar inúmeras oportunidades de transações comerciais.

– “O evento é um encontro onde geramos relacionamentos e através deles podemos aumentar as possibilidades de negócios entre as empresas participantes”, explica Alexandre Dantas, idealizador e coordenador do programa, diretor de negócios e consultor do Sebrae/RN na área de marketing e vendas.

Declaração do Imposto de Renda com valores já preenchidos e atualizados

– Mais de 18 milhões de contribuintes podem ter menos trabalho ao preencher a Declaração de Imposto de Renda deste ano.

– A Receita Federal confirmou que todos os contribuintes que optarem pelo modelo simplificado e utilizarem certificado digital na entrega da declaração deste ano receberão o documento pré-preenchido, apenas para a realização de ajustes.

– Com o e-CPF, da Serasa Experian, o cidadão consegue agilizar desde o preenchimento até o acompanhamento do processamento da declaração.

– Segundo dados da Receita, atualmente cerca de um milhão de pessoas já adotam o modelo simplificado e utilizam o e-CPF na entrega da declaração. Esse público, portanto, poderá se beneficiar automaticamente das novas vantagens.

– Já adotado em outros países, o modelo de declaração pré-preenchida facilita o processo para o contribuinte, ao evitar que ele precise aguardar por declarações de rendimentos das empresas para as quais trabalha para preencher o documento – os dados são fornecidos pela própria Receita, a partir das informações a ela enviadas pelas fontes pagadoras.

– Assim, o contribuinte precisa apenas realizar eventuais ajustes ou a adição de informações na declaração.

– O modelo também evita possíveis erros de digitação ou preenchimento, reduzindo as chances de que a declaração seja retida por contradições ou inconsistências nos dados.

– Outra grande vantagem do uso do e-CPF é que ele permite monitorar todo o processo da declaração pela página do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e corrigir eventuais inconsistências imediatamente. Também é possível utiliza-lo para visualizar informações sobre declarações anteriores, verificando possíveis pendências, parcelando débitos ou retificando pagamentos.

Compartilhar: