Jovens cientistas mostram experimentos e resultados de pesquisas em Natal

Estudantes vão expor criações que resultam de meses de pesquisa e que tratam do uso de fontes renováveis de energia aos benefícios da musicoterapia

DSC08037-1024x767

Lixo eletrônico, tecnologia alternativa, fontes renováveis de energia. Termos bastante atuais que antes pareciam estáticos ganharam dinamicidade como objeto de experimentos surpreendentes de jovens cientistas em Natal. As pesquisas de meses de duração resultaram em importantes criações e descobertas sobre assuntos pertinentes à vida moderna e serão apresentadas no próximo sábado, dia 31, pelos estudantes do Complexo Educacional Contemporâneo, numa ampla Mostra Científica, que acontece na unidade de Lagoa Nova.

O evento vai reunir trabalhos científicos inovadores e tem o objetivo de estimular o surgimento de novos talentos nas áreas de Ciência e Tecnologia, impulsionando a pesquisa acadêmica em adolescentes da cidade. Cerca de 200 estudantes do Ensino Médio são finalistas e estão diretamente envolvidos na Mostra, com trabalhos que contaram com a orientação de professores e outros profissionais relacionados à área de pesquisa selecionada.

Parte dos experimentos estão ligados a tópicos bem atuais, como o uso de fontes limpas de energia para a garantia de um desenvolvimento econômico sustentável, com direito a demonstrações das criações para os visitantes do evento. Já outros estudantes optaram por desenvolver pesquisas sobre temas voltados para as Ciências Sociais, a exemplo dos conflitos sociais e da análise sociológica do Brasil atual, uma forma de levar a área humanística para o campo científico. “A Mostra é um importante momento de produção individual e coletiva, com o propósito de aprimorar e alinhar os conhecimentos teóricos com os práticos”, destaca a diretora do Contemporâneo, professora Irany Xavier de Andrade.

Paralelamente a Mostra, também acontece no mesmo dia a Jornada de Iniciação Científica Jovem. Cinco estudantes da 2ª série do Ensino Médio foram selecionados por professores integrantes de uma banca para palestrar sobre temas pesquisados desde o início do ano letivo. Os benefícios da musicoterapia, novidades da medicina e o uso no dia a dia da Teoria da Relatividade estão dentre os temas que serão tratados.

 “Para a elaboração dos trabalhos, foi preciso muita dedicação. Li vários livros, pesquisei na internet, assisti documentários até mesmo em outro idioma. É por isso que o resultado se torna gratificante, aumentamos não só o nosso campo de aprendizado, como também passamos esse conhecimento adiante”, explica a estudante Fernanda Matoso, de 16 anos, uma das jovens cientistas participantes do evento. A Mostra e a Jornada acontecem das 8h às 12h. A entrada é gratuita.

Compartilhar: