Ladrões roubam R$ 85 mil em decoração natalina instalada em Natal

Artigos natalinos têm sido alvo constante de furto e vandalismo na capital

Refletores, caos e vários enfeites foram furtados em vários pontos da cidade. Foto: Arquivo
Refletores, caos e vários enfeites foram furtados em vários pontos da cidade. Foto: Arquivo

Carolina Souza
acw.souza@gmail.com

Desde que a Prefeitura de Natal começou a decorar a cidade para as comemorações do período natalino que os artigos de decoração estão sendo alvos de furto. A denúncia foi repassada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), que enumerou um prejuízo atualmente de R$ 85,6 mil. O último episódio foi sentido na estrutura de ferro que compõe a árvore natalina na praça de evento do Panatis, na zona Norte. Ela tombou na madrugada desta segunda-feira (9) porque os parafusos da base que sustentam a haste principal foram arrancados.

A secretaria informou que já solicitou a elaboração de um laudo técnico para identificar se os parafusos foram arrancados numa ação de vandalismo ou se foram realmente furtados. “Nós pedimos que a população seja vigilante e denuncie caso venha a presenciar algum ato parecido. Estamos investindo recursos públicos para deixar a cidade mais bonita, mas infelizmente pessoas de má fé agem contra a nossa cidade”, lamenta o secretário da Semsur, Raniere Barbosa.

Até o momento, os atos de vandalismo já alcançaram as decorações instaladas nas avenidas Hermes da Fonseca, Roberto Freire, na BR-101 e na zona Norte. “Estamos dando procedimento aos Boletins de Ocorrência e pedindo o acompanhamento por parte da Polícia, já que isso é assunto da área deles. Faremos o possível para evitar que outros casos desses voltem a se repetir”, destacou Raniere.

A estrutura metálica da árvore na zona Norte, com 60 metros de altura, ainda estava sendo montada. Durante a queda da árvore, segundo moradores da região, ninguém se feriu. Outra árvore, de 18 metros de altura, será erguida no entorno do ginásio poliesportivo Nélio Dias.

Na avenida Hermes da Fonseca, 20 refletores e mais de 15 peças decorativas foram roubados; na BR -101 levaram mais de 300 metros de cabos; e na avenida Engenheiro Roberto Freire, 110 metros de cabos foram furtados. Segundo o secretário de serviços Urbanos, esse tipo de ação, além do prejudicar os cofres públicos, tem atrasado o trabalho para finalização da decoração natalina.

“Outro fator prejudicial são os apagões provocados pelos furtos que deixam vários pontos da cidade às escuras”, declarou. Raniere Barbosa informou que a empresa contratada pela Prefeitura para realizar a decoração já fez a reposição do material furtado nessas localidades.

Compartilhar: