A luta continua

Não tive a oportunidade de testemunhar a ditadura militar no Brasil. Tudo que sei desse período, tão criticado hoje em…

Não tive a oportunidade de testemunhar a ditadura militar no Brasil. Tudo que sei desse período, tão criticado hoje em dia, foi de ler ou ouvir falar. Mas, inegavelmente, é uma marca constante para sempre na história do país.

Hoje, 50 anos depois do golpe que, na verdade, começou na madrugada no 1º de Fevereiro de 1964, o famoso Dia da Mentira, resta aos brasileiros apenas analisar os aprendizados que ficaram desse período.

E, mais importante do que relembrar os fatos negativos de uma época que muitos preferem esquecer, é lutar para que as conquistas dos anos subsequentes ao golpe não sejam desperdiçadas, principalmente a relativa a implantação da democracia.

Por isso é fundamental que a sociedade continue fazendo seu papel, criticando e rejeitando possíveis erros de sua classe política. A corrupção é um mal que prejudica de forma decisiva os avanços de uma sociedade democrática.

Além disso, a alternância de poder, seja entre aliados ou adversários, deve ser permanente. Somente assim um governante aceitará perder o comando, mesmo assim correndo o risco dele querer se impor a opinião de seus liderados.

Hoje, olhando para trás, é inegável o crescimento do Brasil. Mas, mais importante do que apenas voltar a condenar um passado que não volta mais, é trabalhar para que o futuro seja da forma como todos imaginamos, com um país justo e com mais oportunidades para seus filhos. A luta continua.

REPROVADO

As imagens divulgadas nas redes sociais sobre a situação do Arena das Dunas durante a chuva de ontem, quando jogaram América e Alecrim, foram decepcionantes. A suntuosa e milionária obra, erguida sob o padrão Fifa, não resistiu às águas. Setores da arquibancada ficaram alagados, e até a área de imprensa foi atingida. Agora, aquela velha frase: “Imagine na Copa”.

LEMBRANÇAS

Em tempo: um atento observador do cenário esportivo potiguar, não conseguiu deixar passar em branco a situação vexatória da Arena das Dunas diante das chuvas, e relembrou o saudoso Machadão, demolido para dar lugar a modernidade. “Justiça seja feita, no antigo estádio a maior parte da torcida ficava protegida da chuva. Agora não, se chover, sai todo mundo molhado”. O jeito é torcer pelo Sol.

LÁ COMO CÁ

Para fechar o assunto esportivo da coluna de hoje, correta a atitude do Corinthians em peitar a Fifa e negar o pagamento dos custos das arquibancadas móveis. O time paulista diz que o gasto não lhe trará nenhum benefício no futuro e que a entidade deve arcar com a despesa. Aqui no RN, o Governo baixou a cabeça para a exigência da Federação e tirou do próprio bolso para cumprir a mesma determinação.

CRATERA REABERTA

Só para completar a lista de obras mal realizadas em Natal, ridícula a situação da cratera aberta na Av. João Medeiros Filho, zona Norte de Natal. O buraco foi aberto na forte chuva que caiu na cidade no início do mês e, após dias de obras para recompor a via, voltou a ceder novamente ontem, com as águas que caíram no final da tarde. E agora, quem vai pagar pelo prejuízo? Adivinha…

CULTURA

A Lápis de Cor Natal entrou para o time de colégios que fazem parte da rede da Escola da Inteligência, idealizada e comandada pelo médico e escritor Augusto Cury. Com quase 20 milhões de livros vendidos no Brasil, o Dr. Cury tem publicações em mais de 60 países. O autor estará em Natal para uma palestra amanhã, no Parque Aristófanes Fernandes, a noite. Os ingressos estão sendo vendidos na escola, em Lagoa Nova.

ATUAÇÃO

Os vereadores Aroldo Alves, Dickson Júnior e George Câmara participaram na semana passada do Encontro da Frente Nacional de Vereadores pela Reforma Urbana, realizado em Curitiba. O objetivo foi debater “O papel do vereador na implementação da Reforma Urbana”, destacando a importância dos parlamentares nesse desafio.

COLUNA NA TV

A vereadora Eleika Bezerra (PSDC) é a entrevistada de hoje do programa Pensando Bem, apresentado por este colunista na TV Câmara de Natal. A qualidade do ensino no Rio Grande do Norte, as recentes greves na educação pública e as questões políticas do Estado na visão da parlamentar estarão na pauta. A partir das 20h30, no canal 10 da Cabo.

NOVIDADE

O Grupo de Apoio à Criança com Câncer comemora em 2014 seus 25 anos de história. Para marcar esse momento, o Grupo está de “roupa nova”: em parceria com a agência Virttus, ele ganha uma nova marca, mais alegre e moderna que reflete o espírito do trabalho desenvolvido durante esses anos. As novidades serão apresentadas à imprensa, parceiros e formadores de opinião na quarta-feira (02).

GIRA MUNDO

O portal Uol destaca. O medo existente entre torcedores de que os preços das passagens aéreas para as cidades-sede no período da Copa do Mundo fosse abusivo não se confirmou – pelo menos até agora, a 72 dias do início do Mundial. Ainda é possível encontrar voos a preços competitivos e próximos do que é praticado normalmente para quase todos os destinos nas datas próximas aos respectivos jogos. De acordo com a Anac, os voos para estes destinos no período da competição estão, em média, 25% mais baratos do que estavam antes do redesenho e lançamento da malha aérea especial da Copa, apresentada em janeiro.

Compartilhar: