Médicos de Natal iniciam mais uma greve na próxima segunda-feira

As negociações com a Secretaria Municipal de Saúde tiveram início há 6 meses, permanecendo estagnadas de março até o último dia 19

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Tem início na próxima segunda-feira, 26, a greve dos médicos da rede municipal de saúde de Natal. A paralisação por tempo indeterminado visa cobrar melhores condições de trabalho e remuneração justa.  Uma assembleia da categoria acontece na noite da segunda, no Sindicato dos Médicos do RN – Sinmed RN, para a organização de uma agenda de manifestações. Atualmente Natal conta com 261 médicos contratados pela prefeitura e associados ao Sinmed RN.

As negociações com a Secretaria Municipal de Saúde tiveram início há 6 meses, permanecendo estagnadas de março até o último dia 19, quando em audiência, o secretário de Saúde Cipriano Maia afirmou a impossibilidade de cumprir com a proposta do Sinmed, que é a de incorporação de parte das gratificações aos salários dos médicos municipais. O secretário também apresentou uma lista de materiais de trabalho e equipamentos que serão distribuídos para as unidades saúde, em quantidades e variedades consideradas insuficientes pelo sindicato.

A categoria está insatisfeita com o aumento das cobranças da secretaria sem o devido investimento nas unidades de saúde.  Em abril a SMS publicou a resolução 050 que estabelece um número mínimo de plantões a ser cumprido pelos profissionais sem, no entanto, determinar um número máximo, o que deixa os médicos à mercê da administração das unidades.

As reclamações mais graves são relativas à falta de material básico para atendimento, além da falta de equipamentos e leitos nas unidades médicas que estão sempre lotadas e com estrutura inadequada para o cumprimento exemplar dos princípios da saúde. Outra questão apontada pelos médicos é a falta de segurança nas unidades de saúde, são constantes os casos de assaltos a funcionários e pacientes, além de arrombamento de veículos.

Uma manifestação está agendada para a manhã do dia 27, em frente à Assembleia Legislativa do estado.  Uma nova audiência com o secretário de saúde foi requisitada pela diretoria do Sinmed-RN para dar continuidade às negociações.

Agenda de greve:

Assembleia dos médicos de Natal

Data: 26

Hora: 19h

Local: SINMED-RN

Manifestação em frente à Assembleia Legislativa

Data: 27 de maio

Hora: 9h

Compartilhar:
    Publicidade