Melhor não apostar

Durante os últimos dois dias, a convite da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, este colunista esteve participando de um workshop voltado…

Durante os últimos dois dias, a convite da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, este colunista esteve participando de um workshop voltado para o trabalho que a companhia está realizando tendo em vista a Copa do Mundo de 2014. Em pauta, principalmente, o trabalho voltado para garantir a segurança do cidadão que precisará se deslocar por avião nos meses de junho e julho.

Entre os destaques do evento, esteve a palestra do próprio presidente da Gol, o empresário Paulo Kakinoff (foto). O executivo expôs a situação financeira da instituição e os números obtidos nas últimas temporadas. Entre os pontos polêmicos, a redução do ICMS cobrado em cima do querosene de aviação, que reduziria o preço em cima do combustível, responsável pelo maior custo de uma empresa aérea, cerca de 40%. Mais até do que pessoal.

Kakinoff admitiu que as empresas estão unidas a favor do desconto, mas reconheceu a dificuldade disso acontecer diante do fato do ICMS precisar ser debatido com cada Estado. Segundo a Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), o objetivo é que o imposto seja de apenas 4% em todo o território nacional, eliminando as diferenças existentes atualmente.

Mas, foi no final da tarde da última quinta-feira que o principal assunto relativo ao Rio Grande do Norte entrou em debate: o futuro do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. A opinião, apesar de não ficar tão clara nas palavras dos executivos, é uma só. O equipamento tem, sim, chances de ficar pronto antes da Copa do Mundo, mas ainda é uma grande incógnita. Se tudo correr dentro dos conformes…

A análise feita é que, por enquanto, há uma espécie de força-tarefa envolvendo não apenas as companhias aéreas, mas também o Ministério da Aviação e até mesmo a Inframérica, consórcio que construiu e administrará o Aeroporto, para que os primeiros voos cheguem a São Gonçalo ainda em maio. Mas, tudo dependerá dos testes de segurança. Exatamente por isso, é melhor não apostar ainda na sua data de inauguração.

SUPERLOTADO

O evento que marcou o lançamento da pré-candidatura de Henrique Alves ao governo do RN foi uma amostra do poderio de fogo que a aliança do peemedebista terá durante as eleições. Mais de 2 mil pessoas compareceram ao local, que só comportava cerca de 200. Muitos foram barrados na entrada por medida de segurança, inclusive alguns líderes políticos.

RESPOSTA AO PT

Entre os pontos altos do discurso de Henrique, destaque para as indiretas endereçadas aos ex-quase-futuro-aliados do PT. O parlamentar lembrou bem que, apesar de ser criticado hoje, até duas semanas atrás estava sendo cortejado para fechar aliança com os petistas, apoiando Fátima Bezerra para o Senado. Mas, optou pela parceria com a ex-governadora Wilma de Faria, que também disputará o cargo.

CHAPA FECHADA

Também não rendeu muito a especulação que o palanque de Henrique estava à perigo. A presença de Wilma e de João Maia praticamente expuseram os acertos até então divulgados nos bastidores. O líder do PR é o escolhido para a vaga de vice-governador. E o prefeito Carlos Eduardo tratou de afastar a chance de ficar contra o primo, a quem chamou de melhor candidato.

SAÚDE

A Amil está implantando em Natal o Programa VivAmil, destinado a pacientes que buscam uma melhor qualidade de vida e auxílio no tratamento e controle para diabetes, cefaleia (dor de cabeça) e emagrecimento de pessoas a partir dos 16 anos. Através do VivAmil, clientes e colaboradores podem contar com orientações, acompanhamento e tratamento. Inscrições devem ser feitas pelo telefone pelo 3003-1333.

TECNOLOGIA

Por meio de sua tese de mestrado, o dentista potiguar Dickson Martins da Fonseca criou um teste via aplicativo para Iphone no qual é possível diagnosticar a Disfunção Crânio Mandibular, que capta problemas futuros relacionados a fala, mastigação e deglutição. O APP é grátis e pode ser baixado na Apple Store. O aplicativo tem lançamento dia 3 de abril, na Ertty Ortodontia, em São Paulo.

IMÓVEIS

A BSPAR Delphi acaba de fechar uma parceria com a Kendder, especializada em “automação inteligente”, que será lançada no próximo dia 1º, no 13º Salão Imobiliário do RN, mais uma vez no Centro de Convenções. A Kendder utiliza recursos tecnológicos como aplicativos para smartphones que comandam diversas ações como desligar luzes e abrir e fechar portas.

ESPAÇO DO LEITOR

Este colunista agredece cada palavra de elogio do leitor José Ricardo Gurgel Júnior. É dele a opinião a seguir. “No lançamento da candidatura de Henrique Alves a governador eu muito me emocionei, nunca pensei que aos 74 anos fosse chorar como em 1960, quando com 20 anos ia a Cruzada da Esperança. A carta que o garibaldista Cid Montenegro escreveu para Henrique foi muito feliz, se antecipou quando disse que essa campanha ia ser histórica e lembrar a de 1960, mesmo ele sem ter nascido. E disse: ‘É agora ou nunca’. Se ele Cid não viu imagina eu que vi, fui, carreguei galhos verdes. Eu estou aposentado e tenho asma, mas vou casa por casa, comício a comício em nome de um discípulo de Aluizio que eu sou com muita honra. O calor de ontem serviu para mostrar o sangue bacurau, ninguém arredou o pé e soube que chegou a 45 graus.”

GIRA MUNDO

A notícia é destaque na Folha de São Paulo de hoje. O ex-diretor da área internacional da Petrobras, Nestor Cerveró escolheu a avaliação mais alta para sustentar a decisão de oferecer 700 milhões de dólares na tentativa frustrada de comprar os 50% restantes na refinaria Pasadena, nos Estados Unidos, em dezembro de 2007. É apenas mais uma notícia entre tantas escandalosas que já saíram sobre o polêmico negócio realizado pela Petrobras com a autorização da atual presidente Dilma Rousseff.

Compartilhar:
    Publicidade