Mensalão no RN

É das mais graves a denúncia feita pelo deputado estadual Nélter Queiroz sobre o governo do Rio Grande do Norte.…

É das mais graves a denúncia feita pelo deputado estadual Nélter Queiroz sobre o governo do Rio Grande do Norte. E, apesar de terem sido apenas palavras, merecem, sim, a devida atenção dos órgãos fiscalizadores – leia-se, Ministério Público Estadual.

O parlamentar, sempre polêmico, disse que alguns secretários do governo Rosalba Ciarlini estão recebendo 30% de “comissão” para cada pagamento liberado a serviços contratados pelo Estado. Um verdadeiro mensalão no RN.

Até agora, ninguém respondeu ao deputado. Certamente apostando na velha tática de que, quanto mais se falar no assunto pior; ou acreditando que o tema será extinto na imprensa por pura inanição.

Nélter ainda foi além. O deputado disse que esta situação vem sendo comentada em vários municípios do RN, e que não há nenhum contrato do governo que não passe pelo “novo critério”.

O mínimo a ser feito, a partir de agora, é colocar a lupa em cima dos contratos firmados pelo governo. Descobrir para onde está indo o dinheiro e cobrar, do próprio Nélter, as fontes de onde descobriu tamanho descalabro.

A honestidade da gestão estadual sempre foi a maior bandeira da governadora Rosalba Ciarlini. Até por isso, talvez tenha sido motivada a denúncia do parlamentar, agora de oposição. Mas, se algo parecido for comprovado, é um verdadeiro escândalo.

LAMENTÁVEL

Como se não bastasse a notícia da morte trágica de um policial civil, trabalhador e pai de família, a sociedade natalense ainda sofreu mais um duro golpe devido ao mesmo crime. Simplesmente, todos os 5 acusados pelo assassinato são oriundos da classe média, de famílias com boas condições financeiras. Ou seja, o grupo roubava para gastar em festas, roupas, etc. Pior, mataram um inocente por isso.

LAMENTÁVEL

Durante a passagem do ministro Aldo Rebelo por Natal, ontem, o prefeito Carlos Eduardo Alves disse que a capital potiguar já está pronta para receber o maior evento esportivo do mundo. O gestor deve ter deixado fora da sua análise o total caos no trânsito gerado pelas obras de mobilidade, que continuam em andamento e sob a iminente possibilidade de atraso.

ERRO

Ridícula a atitude dos permissionários do transporte alternativo de Natal. O grupo resolveu interditar as duas pontes que ligam a zona Norte na noite de ontem em protesto pela demora na implantação da bilhetagem eletrônica. Ora, qual a culpa da população, única atingida com a manifestação, pelo fato do projeto ainda não ser realidade? Os permissionários deveriam ter ido, ao menos, para frente da casa do prefeito, recém-chegado de viagem.

CIDADE SEM LEI

Em tempo: igualmente lamentável foi a atuação da Polícia Militar e Rodoviária, ao permitir que os manifestantes interditassem as duas pontes. Ora, porque não multar e prender? Qual seria a punição de um cidadão comum se fizesse o mesmo? Ou será que não há mais leis e qualquer um agora pode resolver interditar uma rua em protesto?

EVENTO

A XV Convenção dos Lions Clubes do Distrito LA-5 acontecerá sexta e sábado, no Centro de Convenções de Natal. O Patrono é Joaquim de Castro Filho, ex-governador da instituição, e o orador oficial é Fábio de Almeida, diretor de Lions Clubes Internacional. A atual governadora do LA-5, Terezinha Paiva, e o diretor geral da convenção, Adonias Almeida, esperam 700 convencionais do RN, PB e PE no evento, quando serão eleitos futuros dirigentes da entidade.

OPORTUNIDADE

As inscrições para o Programa de Estágio da Petrobras, voltado a alunos do ensino superior e médio, seguem abertas até o dia 7 de maio. São oferecidas 44 vagas em Natal, Mossoró e Guamaré. O candidato deve ser maior de 16 anos, residir na cidade que oferece a vaga e ser cadastrado no IEL.

CRISE I

Não é nada boa a perspectiva eleitoral da presidente Dilma Rousseff. Candidata a reeleição, a gestora vê sua aprovação popular cair, assim como seus índices de intenção de voto. Além disso, assiste ao crescimento de seus adversários e ao aumento das chances de um segundo turno imprevisível. Como se não bastasse, ainda sofre com o fogo-amigo dos aliados, ensaiando o coro por um “volta Lula”, como se o ex-presidente fosse resolver todos os problemas criados por sua sucessora. A luta está só começando.

CRISE II

Em pensar que, além de todos os problemas citados na nota anterior, a presidente Dilma Rousseff ainda terá que enfrentar uma dura investigação na CPI da Petrobras. Ao que tudo indica, as eleições presidenciais serão algumas das mais equilibradas da história.

GIRA MUNDO

Está no Estadão. Deputados da oposição que visitaram ontem o ex-ministro José Dirceu no Presídio da Papuda, em Brasília, afirmaram que ele tem uma cela privilegiada. Segundo relatos, o petista estava vendo o jogo de futebol entre Real Madrid e Bayern de Munique em uma TV de plasma quando os parlamentares chegaram. O local onde ele está preso teria chuveiro quente e um espaço bem maior que o de outros detentos. A visita dos parlamentares ocorreu após pedido do deputado Zeca Dirceu (PT-PR), filho de Dirceu, e de sua irmã, Joana Saragoça. Nilmário Miranda (PT-MG) foi quem apresentou o requerimento propondo a visita. Ele disse não haver privilégios.

Compartilhar:
    Publicidade