Mercado do Alecrim será reformado a partir da próxima quarta-feira

Espaço ainda vai receber nova pintura através do projeto “Tudo de Cor”

Foto: Heracles Dantas
Foto: Heracles Dantas

Cheio de infiltrações e goteiras, o Mercado Público do Alecrim passará por nova reforma estrutural a partir da próxima quarta-feira (18), conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). As intervenções devem durar no máximo 60 dias e são necessárias para que o prédio, inaugurado em 1970 e reformado há mais de sete anos, possa receber uma nova pintura pelo projeto “Tudo de Cor”, realizado pela Tintas Coral, em parceria com o Armazém Pará, em agosto.

Segundo o diretor de Operações e Manutenção da Semsur, Valério Max, os trabalhos serão realizados nas paredes, cobertura e área comum, como banheiros e o espaço reservado para a praça de alimentação e apresentações artístico-culturais. Ele disse também que o cronograma original prevê a conclusão das obras em 30 dias, podendo se estender em até 60 dias.

“Estamos em período de chuvas, por isso, pode ser que a conclusão dos reparos demore um pouco mais, no entanto, a nossa expectativa é que, começando na próxima sexta-feira, terminemos dentro do cronograma original. Serão recuperadas também as caixas d’água, banheiros, calçadas externas e o reboco em algumas partes das paredes do prédio”, explicou.

Valério disse ainda que a cobertura do prédio, alvo de reclamações por parte dos comerciantes e frequentadores do mercado público, receberá atenção especial por apresentar vários pontos de goteiras e infiltrações. “A parte de telhas e calhas será totalmente revista e os vazamentos, eliminados. Só não mexeremos na estrutura metálica da cobertura”, disse.

Para a comerciante Ionete Cabral, o telhado é a parte mais estragada e mais necessitada de reparos no prédio, que completa 44 anos em setembro. Ela, que trabalha vendendo frutas e verduras, disse que a reforma irá melhorar o aspecto do mercado e fazer com que o público retorne ao local.

“Toda bem-feitoria é sempre bem-vinda e já está mais do que na hora disso acontecer aqui no mercado. Quando chove, é um horror, fica tudo alagado e, se for chuva forte, a água inunda a praça de alimentação e invade até os boxes. Nos disseram que a reforma iria começar no dia 13 desse mês, então, vamos esperar para ver”, afirmou.

“TUDO DE COR”

A reforma do Mercado do Alecrim, que também é conhecido como Mercado da Seis, terminará com a revitalização da pintura, que será feita pelo projeto “Tudo de Cor”, realizada pelas Tintas Coral em parceria com o Armazém Pará, que doará o material. O prédio foi escolhido por ser parte da história da cidade e patrimônio da região.

Segundo o diretor comercial do Armazém Pará, Marcantoni Gadelha, esta é a segunda vez que o projeto beneficia um prédio público em Natal, que é parte da história do bairro do Alecrim e da cidade. O primeiro, no ano passado, foi feito no Mercado de Petrópolis. Ele disse também que a parceria com a Coral é uma forma de melhorar a percepção da população em relação ao prédio, situado na Rua dos Canindés.

“Nos preocupamos com o bem-estar da população natalense e participar desta ação é uma forma de contribuir para a melhoria e valorização do Alecrim, que faz parte da história da cidade. Vamos aguardar a reforma que será feita no prédio para poder pintá-lo e, assim, oferecer uma repaginada ao mercado público”, disse.

Compartilhar:
    Publicidade