Mineiro destaca experiência com energia solar para dessalinizadores

"A experiência pode ser a grande alternativa para as pequenas comunidades do semiárido e para os assentamentos”

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O deputado Fernando Mineiro (PT) destacou esta tarde uma experiência que está sendo desenvolvida numa parceria entre o Centro de Tecnologias do Gás & Energia Renováveis e um instituto alemão na área de energia solar que vai beneficiar muito as comunidades do semiárido.

“Registro neste dia em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente que a visita ao CT GÁS esta manhã nos proporcionou uma grande alegria. Isso vai possibilitar a utilização de energia solar em dessalinizadores de água. Esse método está sendo implantado em outros países com condições climáticas semelhantes às do Rio Grande do Norte”, afirmou.

Ele disse que pelo que viu, a experiência poderá vir a ser uma grande porta para a solução do problema gravíssimo que é a escassez de água no Estado. No avanço das pesquisas, haverá o aceso a bombas para irrigação que utilizam energia solar.

“Há uma dedicação dos jovens cientistas do CT GÁS nesse trabalho. É um potencial transformador. O custo de energia hoje é um grande problema para o programa de dessalinização. A experiência pode ser a grande alternativa para as pequenas comunidades do semiárido e para os assentamentos”, reforçou.

Já o deputado Gustavo Fernandes (PMDB) ao fazer registro sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente relembrou a experiência que viveu no ano passado, quando viajou à Suécia, representando a Assembleia Legislativa, e conheceu um sistema de reutilização do lixo.

“Eles aproveitaram o lixo para gerar energia. Através de Parcerias Público-Privadas (PPP), algumas prefeituras poderiam seguir esse caminho e desenvolver uma forma de utilizar o lixo de forma viável”, afirmou.

Compartilhar: