Ministro de Gana confirma presença de presidente do País em Natal

Por motivo de segurança, o ministro não revelou se haverá mais outra programação do chefe de Estado em terras potiguares

Presidente de Gana virá assistir a seleção do seu País em Natal. Foto: Divulgação
Presidente de Gana virá assistir a seleção do seu País em Natal. Foto: Divulgação

O ministro da Juventude e Esportes de Gana, Elvis Afrme-Ankrah, confirmou a visita do presidente de seu país, John Dramani Mahama, a Natal para ver o jogo da seleção africana contra os EUA. A delegação do país escolheu a capital do norte-riograndense como base e, por esse motivo, vai realizar o evento cultural “Ghana in Brazil” na cidade.

Por motivo de segurança, o ministro não revelou se haverá mais outra programação do chefe de Estado em terras potiguares. Antes de Natal, John. Mahama estará presente na abertura da Copa em São Paulo no dia 12 de abril. O ministro dos Esportes também não falou qual seria a agenda nesse intervalo até o dia do primeiro jogo da seleção dele, 16.

Embora a base da seleção ganesa seja Maceió (capital de Alagoas, que não receberá jogos da Copa), a delegação do país escolheu Natal como sua sede. Os fatores decisivos para escolher Natal são os mesmo dos milhões de turistas que passam por aqui. “As pessoas em Natal são amáveis e uma cidade muito hospitaleira”. Para a escolha de duas cidades diferentes para a seleção e a delegação, ele não se aprofundou, disse apenas que eram por “razões estratégicas, como segurança”.

Além disso, o ministro disse que gostou da comida local. “Quando você vai para um lugar que não conhece, o que você precisa para sobreviver é a comida. E em Natal a comida é muito semelhante”, disse. Ele espera que mais de mil ganeses estejam em Natal entre o pessoal da delegação (700 pessoas), autoridades, convidados e torcedores. Segundo o ministro, a Fifa reservou 8% dos ingressos de cada jogo de Gana para pessoas do país.

Porém, para o ministro o ponto que mais aproxima o Brasil de Gana é mesmo o futebol. “O ponto que mais nos aproxima é o futebol: O Brasil é o melhor futebol do mundo e Gana, o melhor futebol da África”, disse taxativamente.

A modéstia do ministro não é pouca. “Nós não vemos a hora de ver a final Gana X Brasil, estamos muito empolgados com isso”, declarou otimista. Antes de vir para o Brasil a seleção ganesa vai realizar um amistoso contra a seleção da Coreia do Sul nos Estados Unidos no dia nove deste mês.

Festa

O evento cultural “Ghana in Brazil” vai ocorrer nos primeiros 15 dias de Copa. Grupos de dança, artesanato, bandas locais serão exposto no Ponto 7 no bairro de Ponta Negra, a partir do dia 16. O horário de funcionamento do espaço ainda não foi definido, mas tudo será aberto ao público interessado. O ministro também prometeu que a festa dos ganeses. “Nós temos certeza que quando fomos voltarmos saberemos dançar o samba e vocês o azonto”, brincou o Elvis Afrme-Ankrah. Em Gana, também haverá o “Brasil em Gana” com a mesma proposta cultural.

Compartilhar: