Mudança no calendário fortalece Copa do Nordeste e favorece Estaduais

Afirmação é do presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol

Copa do Nordeste terá início em 19 de janeiro e término em 9 de abril. Foto: Divulgação
Copa do Nordeste terá início em 19 de janeiro e término em 9 de abril. Foto: Divulgação

O presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo, considerou positiva a mudança no calendário da Copa do Nordeste de 2014, apresentada ontem pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A alteração ficou por conta do prolongamento das datas, passando a ser disputada paralelamente aos campeonatos estaduais.

Antes prevista para ser realizada entre 12 de janeiro e 23 de fevereiro, competição será disputada no intervalo de 80 dias, com início em 19 de janeiro e término em 9 de abril, com os mesmos 12 jogos.

Segundo José Vanildo já havia uma indicação à CBF neste sentido, pois existia uma preocupação com o desgaste dos atletas. “Como o prolongamento inclui apenas as datas e não aumenta o número de jogos, os clubes terão um intervalo maior de tempo para a disputar os estaduais e essa mudança vai trazer mais conforto as equipes e jogadores, pois com um intervalo maior nas datas, os times terão uma integração maior com os campeonato estaduais. Não há dúvida que esta mudança fortalece a Copa do Nordeste e prestigia os estaduaisl”, comentou o dirigente.

Jogos pela manhã

O presidente da FNF não descartou um ajuste na tabela do Campeonato Potiguar. Por conta da mudança nas datas, existe a possibilidade de alguns jogos serem disputados pela manhã, facilitando a grade de programação da TV Esporte Interativo, que televisionará o campeonato em 2014. Antes de qualquer anúncio, Vanildo se reunirá na próxima semana com o diretor técnico da federação, Tibúrcio Batista, para analisar o assunto.

Com os Estaduais menores, o Campeonato Brasileiro também começará mais cedo em 2014. De acordo com o calendário oficial da CBF, a bola rola na principal competição do país no dia 20 de abril, no mesmo final de semana de início da Série B. Na sequência, dia 27, será a vez da Série C.
Também foi confirmada a ausência de jogos durante a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Série A e Série C serão paralisadas no dia 1 de junho, enquanto a Série B sofrerá a interrupção dois dias mais tarde. As competições da CBF retornam no dia 15 de julho.

Compartilhar: