Mudança climática poderá ‘varrer’ o Havaí do mapa, alerta estudo

Um estudo diz que a ilha do Pacífico pode sofrer vários efeitos do aquecimento global em breve

size_590_oahu-havai

Um estudo feito pela Universidade Hawaii’s Sea Grant sugere que o aquecimento global e as mudanças climáticas podem fazer o Havaí praticamente desaparecer do mapa.

Segundo os pesquisadores, a ilha no Pacífico pode ficar irreconhecível em alguns anos, além de mais quente, com mais tempestades e até epidemias.

A pesquisa, segundo noticiou o Huffington Post, diz que as temperaturas cada vez mais altas podem afetar a fauna e a flora local e aumentar a incidência de doenças, como dengue.

A mudança climática afeta ainda os ventos, o que pode quebrar o padrão de chuvas atual, causando períodos muito secos e outros de inundações.

Águas mais quentes e ácidas nos oceanos podem ainda destruir corais e afetar a migração de animais marinhos. Além disso, o nível do mar deve subir consideravelmente.

Os cientistas afirmam que não há uma previsão certa de quando essas mudanças devem acontecer. Algumas delas, como a erosão das praias, já são realidade no local e outras podem se manifestar em algumas décadas, forçando o centro turístico local a se locomover.

Uma das principais causas desse impacto é a emissão de gases do efeito estufa.

Para retardar esses efeitos, a população está sendo orientada a economizar água, preservar os corais e as florestas e utilizar a terra de maneira correta.

 

 

Fonte: Exame

Compartilhar: