Multas à Gol por atrasos em voos somam R$ 300 mil até agora, diz Anac

Neste domingo, os problemas com a companhia aérea permanecem. Um a cada quatro voos partiu com atraso

"O valor total [das multas], entretanto, só será conhecido após conclusão da análise de todos os autos". Diz texto divulgado pela ANAC. Foto:Divulgação
“O valor total [das multas], entretanto, só será conhecido após conclusão da análise de todos os autos”. Diz texto divulgado pela ANAC. Foto:Divulgação
As infrações da empresa aérea Gol analisadas, até o momento, pelos fiscais da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já somam R$ 300 mil em multas. A informação está em nota divulgada pela agência reguladora no início da noite deste domingo (8). O comunicado explica que cada falha constatada pode gerar penalidade de R$ 4 mil a R$ 10 mil. “O valor total [das multas], entretanto, só será conhecido após conclusão da análise de todos os autos”, diz o texto.

Neste domingo, os problemas com a companhia aérea permanecem. Até o ínício da noite, um a cada quatro voos da empresa partiu com atraso. Veja como estão os atrasos neste domingo.

A Anac informou que se reunirá com as companhias aéreas nesta segunda-feira (9), no Rio de Janeiro, para conhecer o plano de contingência de cada uma para o final do ano, que engloba o período de alta temporada, de 13 de dezembro a 13 de janeiro. No encontro,também serão abordados os atrasos nos voos registrados desde quinta-feira(5). As fortes chuvas na região Sudeste causaram a suspensão de pousos e decolagens e afetaram os serviços em diversos aeroportos do País.

Em nota divulgada mais cedo, a Gol, que tem registrado a maior quantidade de voos atrasados, disse que responderá à autuação aplicada pela Anac. A agência reguladora também notificará a TAM, que terá dez dias para se defender e comprovar que prestou assistência aos passageiros com voos em atraso. Caso não o faça de maneira satisfatória, também pode ser autuada.

No comunicado, a Anac esclarece que a falha na prestação de informações e a não disponibilização de um guichê exclusivo para registro de reclamações também podem gerar penalidades para as empresas. As companhias aéreas têm ainda o dever de informar aos passageiros o motivo dos atrasos e cancelamentos. Além disso, devem oferecer facilidade de comunicação (telefone, internet) para atrasos superiores a uma hora; alimentação para atrasos superiores a duas horas e acomodação, traslado e serviço de hospedagem para atrasos superiores a quatro horas. As regras estão na Resolução 141/2010.

Fonte:IG

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