Mundial se aproxima e Natal corre contra o tempo para concluir obras do complexo

Viaduto que não ficará pronto antes da Copa já começou a receber tapumes gigantes, que impedirão acesso de torcedores

Arena-das-Dunas-local-de-eventos-JA

Diferente do que as pessoas estão julgando, as obras de mobilidade urbana de Natal iniciadas em prol da realização da Copa do Mundo estarão prontas antes da abertura do mundial. A afirmação é do secretário de Obras Públicas e Infraestruruta (Semopi), Tomaz Neto. Segundo ele, apenas o viaduto que está sendo construído na marginal da BR-101 não terá tempo hábil de conclusão. A previsão é que ele seja finalizado no dia 30 de junho.

Essa era uma das obras de mobilidade mais aguardadas pela população. O viaduto facilitará o trânsito na marginal do estádio Arena das Dunas, ligando à Avenida Lima e Silva. Por não poder ser usada, a estrutura ficará escondida com a ajuda de tapumes, os quais já começaram a ser instalados. Os tapumes serão decorados com imagens da cidade, de modo a não deixar a região com cenário de ‘canteiro de obras’.

Tomaz Neto garantiu que a Avenida Prudente de Morais, uma das mais importantes da cidade, estará “totalmente livre” já no dia 9 de junho. “Nesse mesmo dia estarão liberados os túneis da Lima e Silva em direção a Avenida São José; da Lima e Silva em direção ao bairro de candelária e o túnel na Avenida Jerônimo Câmara. Além disso, também será liberado o viaduto estaiado da Prudente de Morais. Toda a Prudente estará totalmente livre”, afirmou.

O titular da Semopi ainda afirmou que o túnel da Avenida Mor-Gouveia será liberado no dia 12 de junho e o túnel da Raimundo Chaves ficará para o dia 15 do mesmo mês. “Temos total certeza de cumprimento desses prazos. O único risco que corremos é se enfrentarmos dias de chuva forte”, destacou.

Ainda sobre o viaduto da marginal da BR-101, Tomaz Neto acrescentou que os homens estarão trabalhando diariamente, mesmo com a estrutura envelopada. “Eles só irão parar os serviços nos dias de jogos em Natal e de jogos do Brasil. Fora isso, continuaram empenhados em entregá-lo no tempo previsto”.

Natal receberá quatro jogos da Copa do Mundo, todos válidos pela primeira fase: México x Camarões (que integram o grupo do Brasil), Gana x Estados Unidos, Japão x Grécia e Itália x Uruguai. Os lotes das obras de mobilidade foram orçados em R$ 366 milhões.

SEM INTERNET

Dos 12 estádios que vão sediar jogos da Copa do Mundo, seis não terão reforço do sinal de internet com redes sem fio (wi-fi), por falta de acordo entre as operadoras de telefonia e as administrações dos estádios. Na Arena Corinthians (São Paulo), Arena Pernambuco (Recife), Arena das Dunas (Natal), no Estádio Castelão (Fortaleza), Mineirão (Belo Horizonte) e na Arena da Baixada (Curitiba), os torcedores contarão apenas com o reforço nas antenas de telefonia móvel para transmissão de voz e dados (3G e 4G). O SindiTelebrasil alega que não houve autorização para instalar as estruturas.

Compartilhar:
    Publicidade