Museu Pelé será inaugurado no mesmo dia de abertura da Copa

Ministério do Turismo investe R$ 9,8 milhões no Museu Pelé, em Santos (SP). Recurso será investido na compra de equipamentos, organização e montagem do acervo

 

Composto por dois edifícios, o museu funcionará no antigo Casarão Valongo, na área portuária de Santos. Foto: Divulgação
Composto por dois edifícios, o museu funcionará no antigo Casarão Valongo, na área portuária de Santos. Foto: Divulgação

Os gols, dribles e a história de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, serão imortalizadas com o apoio do Ministério do Turismo. Em solenidade realizada na tarde desta terça-feira (17), na sede do MTur, em Brasília (DF), a pasta carimbou o repasse de R$ 9,8 milhões para o Museu Pelé, em Santos (SP). Pelo cronograma da obra, o local será inaugurado em 12 de junho, mesma data da abertura da Copa do Mundo. Cerca de 70% das obras já foram concluídas. O recurso será repassado ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia vinculada ao Ministério da Cultura.

Composto por dois edifícios, o museu funcionará no antigo Casarão Valongo, na área portuária de Santos. A construção foi restaurada para acomodar uma cafeteria, bar, loja e a galeria de arte. Um total de 2,3 mil peças do acervo de Pelé ficarão expostas, numa combinação de coleção de objetos pessoais e tecnologia interativa sobre as conquistas do maior ídolo do futebol mundial.

“Tenho absoluta certeza de que o Museu Pelé vai estimular a movimentação turística interna no país e ajudar o Brasil a atrair estrangeiros, porque o rei do futebol é um patrimônio mundial”, comentou o ministro Gastão Vieira. De acordo com estimativas da Prefeitura de Santos, o local deve receber mais de 1,5 milhão de visitantes por ano. “Estou, pessoalmente, muito feliz. Prometo me empenhar para não decepcionar todos aqueles que estão apostando na minha história”, comentou Pelé. 

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, comemorou a escolha de Santos como sede do museu e agradeceu o apoio do Ministério do Turismo. “O mundo inteiro queria o Museu Pelé e foi um privilégio para Santos ter sido escolhido como sede. Pelé vai trazer o mundo para Santos”, comentou Paulo.

Segundo o presidente do Ibram, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, “Pelé é um patrimônio do Brasil, por isso merece um museu. O museu do maior craque do futebol mundial será um dos mais visitados do país”, comentou.

 

Fonte: Assessoria

Compartilhar: