Música Potiguar Brasileira e Jazz em sua versão genuína para os natalenses

Artistas locais e internacionais mostram o mundo de possibilidades que existe em um ritmo

Simona Talma se apresentará na primeira noite. Foto;Divulgação
Simona Talma se apresentará na primeira noite. Foto;Divulgação

Música Potiguar Brasileira e Jazz em sua versão genuína. É essa a proposta do 3º MPB JAZZ, que traz para o público natalense a oportunidade de conhecer o verdadeiro Jazz de Nova Orleans por meio de cantores renomados e ainda desfrutar da boa música de artistas locais. O evento acontece nos dias 30 e 31 de janeiro, a partir das 20h, no Teatro Riachuelo.

Com o patrocínio da COSERN e do Governo do Estado por meio da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura, o 3º MPB JAZZ apresenta Simona Talma (Natal), um tributo a Ella Fitzgerald e Louis Armstrong intitulado “The Ella & Louis Tribute Band” por Eileina Dennis e Leon Brown (Nova Orleans), Duo Taufic (Natal), Aurora Neadland (Nova Orleans) e traz de volta à Natal, a nova diva do jazz de Nova Orleans, Germaine Bazzlle.

Na primeira noite musical o público potiguar vai poder apreciar o timbre e a performance singulares da cantora e compositora Simona Talma apresentando canções ancoradas no blues e no Jazz. Recentemente, Simona foi uma das potiguares a representar o Rio Grande do Norte no programa global The Voice Brasil esbanjando seu talento original e cheio de personalidade.

Na mesma noite, sobem ao palco dois artistas de Nova Orleans, a cantora Eileina Dennis e o trompetista e cantor Leon “Kid Chocolate” Brow, estreando o espetáculo-tributo a dois gigantes do Jazz, Ella Fitzgerald e Louis Armstrong.

No dia 31 de janeiro, o Duo Taufic abre a noite mostrando sua sonoridade versátil e peculiar, que deixa transparecer a bagagem musical adquirida ao longo dos anos e o imenso conteúdo criativo proporcionado pelo diálogo entre o violão e o piano.

Na sequencia, o público será brindado por Aurora Nealand, um dos maiores destaques da nova geração do Jazz de Nova Orleans, mostrando, em seu repertório, o Jazz tradicional com frescor, descontração e improvisações de sax e clarinete.

Para encerrar a noite, volta a Natal uma joia de Nova Orleans: Germaine Bazzle, que fez estrondoso sucesso na 2º Edição do MPB JAZZ. Famosa por sua notável habilidade para fazer scats (improvisações vocais de fonemas em substituição a uma letra de música), Germaine se apresenta ao lado da banda 504 Experience e promete um espetáculo inesquecível.

Como é de praxe nos eventos da Green Point Produções, o 3º MPB JAZZ disponibilizará uma cota de ingressos sociais para os pacientes do Hospital Severino Lopes e jovens da Ilha de Música.

Baseado no lema de Nova Orleans “Laissez les bons temps rouler” (deixe os bons tempos rolarem), Natal será tomada pelo charme peculiar do berço do Jazz transitando entre o tradicional e o improviso moderno, e mesclado com a adaptação potiguar do ritmo.

RETROSPECTIVA

Idealizado pela cantora Valéria Oliveira e produzido pela Green Point Produções, o MPB JAZZ teve sua primeira edição em Natal, em agosto de 2010, com uma apresentação da potiguar ao lado da cantora de Nova Orleans, Tricia Boutté.

Característica sempre presente nos projetos de Valéria, o intercâmbio musical proporcionado por esse evento gerou como fruto o convite para que a potiguar se apresentasse em Nova Orleans, no renomado clube Snug Harbor e participasse de apresentações no Irving Mayfieds Play Jazz e no Preservation Hall.

Essas apresentações fortaleceram ainda mais o desejo de Valéria de trazer a cultura do Jazz autêntico para o Rio Grande do Norte. Então, em maio de 2013 foi realizado o 2º MPB Jazz, no Teatro Alberto Maranhão, que contou com as apresentações da diva Germaine Bazzle, da potiguar Valéria Oliveira com Candeeiro Jazz, formado pelo trio de músicos Jubileu Filho, Zé Hiton e Sergio Groove. A noite foi memorável!

Em 2014, o 3º MPB JAZZ abre espaço para novas e antigas gerações do tradicional Jazz de Nova Orleans, bem como, para a cena potiguar que canta e toca o sentimento brasileiro em conexão com o Jazz, pelo ritmo ou pela improvisação.

O evento cresceu e esse ano acontece em dois dias, no Teatro Riachuelo, trazendo duas atrações locais e quatro artistas internacionais.

 

SERVIÇO:

Ingressos: A partir de R$ 15,00 (meia entrada)

Data: 30 e 31 de janeiro de 2014

Local: Teatro Riachuelo

Hora: 20h (abertura das portas 1h antes)

Atrações:

30/01: Simona Talma e The Ella & Louis Tribute Band com Eilleina Dennis e Leon “Kid Chocolate” Brown.

31/01: Duo Taufic, Aurora Neadland e Germaine Bazzle com 504 Experience.

Patrocínio: COSERN, Governo do Estado via Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura.

Classificação: 16 anos

Realização: Green Point

Compartilhar: