Nada mudou – Danilo Sá

Já se vão quase três meses da inauguração do novo aeroporto do Rio Grande do Norte, construído em São Gonçalo…

Já se vão quase três meses da inauguração do novo aeroporto do Rio Grande do Norte, construído em São Gonçalo do Amarante sob a promessa de revolucionar a economia do Estado. Em meio a pressa para começar a operar antes da Copa do Mundo, muitos esqueceram desta expectativa, deixada em segundo plano desde então. Mas, aos poucos, é preciso sim relembrar tudo o que foi dito, e cobrar que a meta seja atingida.

Ora, por enquanto, o RN apenas trocou de terminal. O Augusto Severo, apesar de antigo e pequeno em relação ao Aluízio Alves, não estava tão ultrapassado assim ao ponto de precisar ser desativado. Podia, tranquilamente, atender as necessidades atuais do Estado. Mas, nem de longe podia possibilitar o desenvolvimento econômico tão badalado por nossas lideranças políticas em torno do novo projeto.

Mas, eis que a troca de terminal aéreo é realizada e tudo continua como antes. Por enquanto, o local continua sendo utilizado mesmo apenas para embarque e desembarque de passageiros, em um ritmo praticamente igual ao que era sentido no Augusto Severo. Não surgiram mais voos, ainda não há aeronaves indo e vindo da Europa e, muito menos, cresceu a quantidade do transporte de cargas entre os demais Estados do país e o nosso RN.

Do jeito que está, o povo potiguar vai pagar por uma obra inútil. É preciso mais empenho dos nossos governantes para fazer com que o terminal seja, sim, uma porta para o crescimento. Que se reduzam os impostos, que se firmem parcerias com as empresas aéreas, que se procurem formas para que o Aluízio Alves não frustre a expectativa gerada. Porque, do jeito que está, nada mudou.

APAGÃO

Uma grande escuridão tomou conta da BR-101 entre o Natal Shopping e o viaduto do 4º Centenário, ao lado do Arena das Dunas. Eram muitos os postes apagados durante a noite do final de semana. E o pior, um apagão logo após a Prefeitura anunciar que estava trocando a iluminação do local por lâmpadas mais potentes. Os leitores da coluna, que enviaram a reclamação, esperam que o problema seja resolvido rapidamente.

ABANDONO

Por falar nos serviços básicos de Natal, ainda são muitos os canteiros espalhados pela cidade com clima de abandono. Apesar da Prefeitura conseguir manter a limpeza pelo menos nos principais centros, vias um pouco mais escondidas estão entregues ao mato e ao lixo. Isso quando não viram estacionamentos improvisados.

TÁBUA DE PIRULITOS

Também continua alta a quantidade de buracos em algumas ruas da cidade, ainda um resquício das últimas chuvas. No Alecrim, em Capim Macio e em Nova Parnamirim, várias ruas ainda sofrem com a buraqueira, isso para não falar na zona Norte, sempre entregue a este tipo de problema. Não se faz mais operação tapa buraco como antigamente.

BLÁ BLÁ BLÁ

Continua a série de reuniões da cúpula da segurança pública no Estado. Agora o próximo encontro será na quarta-feira, com representantes dos taxistas. Até quando esta sequência de reuniões será mantida, mesmo que todas não apresentem nenhuma mudança na realidade do povo potiguar. Está faltando é polícia nas ruas, mais equipamentos e um pouco de vontade para atacar os bandidos. Socorro!

GIRA MUNDO

O empresário e presidente de honra do Grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes, 86, morreu de insuficiência cardíaca em São Paulo, quando estava em casa na noite deste domingo (24). Ele deixa a mulher com quem teve nove filhos. O velório foi realizado desde o início da manhã de hoje no salão nobre do Hospital Beneficência Portuguesa, também na capital paulista, e o sepultamento está marcado para às 16 horas no cemitário do Morumbim. Mais uma perda para o Brasil em 2014.

SEGURANÇA EM DEBATE

Nesta segunda-feira (25) os candidatos ao governo do Estado terão oportunidade de expor suas ideias e propostas para a segurança pública do Rio Grande do Norte, em debate que será transmitido ao vivo pela TV União a partir das 21h30, com mediação do jornalista cidadão Robson Carvalho. A realização do debate faz parte de uma iniciativa conjunta de associações representativas de várias categorias da Segurança Pública do Estado.

NÚMEROS

Depois de ser publicado um levantamento apenas com números dos eleitores natalenses, o final de semana foi marcado por outra pesquisa, dessa vez só com os mossoroenses. Mas, para vencer a eleição, não contam os votos das demais cidades? O que é que está havendo?

INTERNACIONAL

Na busca de credenciais para auditar os projetos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, no Rio Grande do Norte, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) está recebendo dois consultores financeiros responsáveis pela elaboração de um diagnóstico, avaliando a capacidade da Corte de Contas em auditar projetos com padrão internacional. Ao longo da semana, os consultores do banco Antonio Hideo Yamada e Felipe de Oliveira Gordin farão entrevistas com representares da Comissão de Auditoria de Operações de Crédito Externo – COPCEX, Assessoria de Planejamento e Gestão e Escola de Contas. É a partir do resultado do diagnóstico que o BID determinará se o TCE reúne as condições necessárias para atuar neste novo cenário.

Compartilhar:
    Publicidade