Nasa e MIT trabalham em projeto para levar a internet à Lua

Fazer a Terra e a Lua se comunicarem através de raios laser é um desafio, dada a distância de 400 mil quilômetros entre elas

tuiltuilt

Digamos que iremos realmente colonizar a Lua. Para isso, precisamos ter uma boa conexão com a internet, não é mesmo? Por esse motivo, o Instituto Tecnológico de Massachussetts (MIT) e a NASA estão trabalhando juntos para levar a internet banda larga à Lua. As conquistas, até agora, não foram pequenas: eles conseguiram transmitir dados da Terra para a Lua a uma velocidade de 19,44 megabytes por segundo.

Os cientistas utilizaram quatro telescópios de seis polegadas que lançaram um raio transmissor de luz infravermelha até a atmosfera, a partir do Novo México. O lançamento foi feito via correntes de ar e os raios chegaram a realizar descargas na Lua de 622 megabytes por segundo.

“Fazer a Terra e a Lua se comunicarem através de raios laser é um desafio, dada a distância de 400 mil quilômetros entre elas”, afirmou Mark Stevens, cientista do laboratório Lincoln do MIT. Ele explicou, ainda, que existe muita dificuldade devido às turbulências atmosféricas, que podem alterar a direção da luz e fazer com que o sinal não chegue ao ponto receptor.Apesar de o projeto ser importante para as missões mais próximas à Terra, a equipe de cientistas prevê que ele é aplicável também a missões espaciais em Marte e em outros planetas.

Fonte e imagens: Ciência Plus e RT

 

Compartilhar:
    Publicidade