Natal amplia ornamentação para a Copa com a Árvore de Mirassol

Estrutura será acesa no próximo dia 11, véspera do início do Mundial

Arvora-de-Mirassol-JA

A maior decoração de Natal no período de fim de ano também servirá de ornamentação para a Copa do Mundo. A estrutura metálica da Árvore de Mirassol receberá decoração especial com instalação de quatro mil luzes e 50 conjuntos Cromaleds, que juntos formam mais de 1.800 lâmpadas. A animação da sequência de cores apresentará as cores das bandeiras dos países que jogaram pelo mundial na capital potiguar.

Na semana passada foram realizados alguns testes na estrutura, que será instalada na véspera do primeiro jogo do mundial, no dia 11 de junho. A iluminação é considerada uma das mais modernas do mercado. Apesar da grande quantidade de lâmpadas que preencherão a extensão de 120 metros da árvore, a aplicação de iluminação em Led representa uma economia de 80% no consumo de energia. Além disso, são mais duráveis e energeticamente eficientes.

A lembrança às seleções que estarão em Natal caracteriza a decoração como exclusiva para a Copa do Mundo, serviço de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). De acordo com órgão, as variações das cores serão permitidas pela composição das lâmpadas existentes nos conjuntos Cromaleds. Todos os conjuntos seguem o padrão das cores matizes, verde, azul e vermelho, que unidas podem assumir diversos tons, por meio de uma programação computadorizada.

A Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) também instalará na Praça da Árvore, em torno da estrutura metálica, a Casa da Copa, que será decorada para que os visitantes possam tirar fotos, além de uma escultura em homenagem ao ex-jogador Marinho Chagas e uma fonte luminosa contendo 194 jatos de água.

“Essa decoração é uma composição que será um grande diferencial de Natal. A estrutura receberá um lago com jatos em movimento e iluminação cromaled, que possui uma tecnologia capaz de ser reaproveitada. A torre metálica será trabalhada em um processo todo computadorizado, pode ser controlado por meio da internet”, destacou o secretário da Semsur, Raniere Barbosa.

“Outra observação que faço é para a Casa da Copa, que na época de Natal funciona como a Casa do Papai Noel. Iremos instalar uma bola gigante por cima da casa e dentro será colocada uma réplica maior da taça do mundo. Ao redor da casa e por cima do lago, serão colocadas quatro esculturas de Marinho Chagas em movimento, nossa homenagem a esse grande jogador que nos deixou sem presenciar a realização da Copa do Mundo em nossa casa”, disse.

Outras decorações

A Prefeitura de Natal realizou um projeto de decoração que contempla passarelas e viadutos de Ponta Negra e Igapó, a BR-101, a Ponte Newton Navarro, as avenidas Salgado Filho, Engenheiro Roberto Freire, Doutor João Medeiros Filho, Prudente de Morais, Palácio Felipe Camarão, centros comerciais do Alecrim e da Cidade Alta, o pórtico da entrada de Natal e a Via Costeira. O prédio da prefeitura, por exemplo, já recebeu iluminação em verde e amarelo. Os próximos a seguirem o mesmo caminho serão o pórtico dos Reis Magos, na BR-101, e a Ponte Newton Navarro.

Raniere Barbosa esclareceu que o custo para toda decoração de Natal para a Copa do Mundo vem do contrato firmado o ano passado com a empresa que fez a decoração de fim de ano. “Temos essa grande vantagem. Com os recursos destinados à decoração de fim de ano, separamos R$ 1,6 milhão para ser investido na decoração da Copa. Com um mesmo contrato, conseguimos decoração da cidade para dois grandes eventos. Além disso, a estrutura de cromaled adquirida para a árvore ainda será reaproveitada em outras ocasiões”, afirmou.

Compartilhar:
    Publicidade