Natal Convention bate recordes em atração de eventos turísticos no exercício de 2013

- Com um total de 42 eventos turísticos de médio e grande porte captados ou apoiados pela fundação Natal Convention…

- Com um total de 42 eventos turísticos de médio e grande porte captados ou apoiados pela fundação Natal Convention & Visitors Bureau (Natal CVB), entre os quais sete foram de dimensão internacional, o ano de 2013 possibilitou a quebra dos recordes dessa entidade geradora de negócios para a cadeia do turismo potiguar, criada e sustentada pela livre iniciativa.
- Também neste ano que se encerra a Natal CVB conquistou mais 14 empresas mantenedoras e já tem confirmados para os próximos doze meses mais 28 eventos turísicos na capital, entre congressos de profissionais liberais, feiras, convenções, seminários, etc.
- Na visão do empresário George Costa, diretor-presidente executivo da Natal CVB em final de mandato, “2013 foi muito positivo para o nosso turismo de eventos, podendo-se afirmar que dos últimos oito anos, este está sendo o melhor para o setor”.
- Em conjunto, os eventos atraídos pela fundação este ano registraram a participação de mais de 38 mil pessoas, gerando uma receita para a economia potiguar estimada em R$ 106 milhões, com base em cálculos de pesquisa elaborada pelo IPDC/Fecomércio-RN (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio).
- Pronto para entregar o cargo ao seu sucessor neste dia 31, George Costa se considera seguro de que cumpriu satisfatoriamente seu mandato e diz que agora vai poder dedicar mais de tempo aos seus próprios negócios.

Ecomax entrega primeiras unidades do ‘Terraço Residence’ em Pirangi do Norte

- A construtora e incorporadora Ecomax, com sede em Natal, deu início ontem à entrega dos primeiros 60 apartamentos do condomínio vertical fechado “Terraço Residence”, em fase de conclusão das obras na Praia de Pirangi do Norte, o mais bem estruturado e valorizado balneário do litoral potiguar.
- Os apartamentos, entregues rigorosamente dentro dos prazos contratuais, fazem parte das torres 2, 3 e 5. Todos têm vista para o mar e onze opções diversas de plantas (a partir de 87 até 372 metros quadrados), além de contarem com áreas comuns de lazer.
- Segundo a direção comercial da Ecomax, ainda estão disponíveis para venda  algumas unidades, com entrega imediata, prontas para serem ocupadas no atual veraneio.
- O condomínio fica situado num amplo terreno por trás do restaurante Paçoca de Pilão.

Sebrae levará artesanato do RN para o “Espaço Brasil Original” da 19ª. Fiart

- A produção de 15 artesãos potiguares atendidos pelo Sebrae/RN como microempreendedores individuais será levada, entre os dias 24 de janeiro e 2 de fevereiro próximos, para o “Espaço Brasil Original”, área de exposição e vendas ao público que o órgão manterá dentro da décima nona edição da Feira Internacional de Artesanato do Rio Grande do Norte (Fiart), a ter lugar no Centro de Convenções de Natal.
- Será o segundo consecutivo que o “Espaço Brasil Original” reunirá, dentro da Fiart, peças de artesãos assistidos pelo Sebrae. Desta vez serão expostos trabalhos produzidos por microempreendedores das cidades de Vera Cruz, Areia Branca, Mossoró, Extremoz, São Gonçalo do Amarante, Jardim do Seridó, Ceará-Mirim, Natal e Timbaúba dos Batistas, que encaram o artesanato como negócio.
- A partir de março de 2014 o Sebrae/RN irá montar em Natal uma loja fixa com o selo “Brasil Original” no bairro de Mirassol.
- Realizada anualmente desde 1996 no Centro de Convenções de Natal, a Fiart é considerada um dos eventos tradicionais do verão potiguar, já que atrai durante os seus dez dias milhares de visitantes. A última edição da Feira, com mais de 300 estandes, recebeu 70 mil pessoas e apresentou um volume de vendas de quase R$ 6 milhões.

 

Projeto estimula a produção de ostras no Rio Grande do Norte

- O “Projeto Aquinordeste”, que está sendo implementado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae/RN), se propõe a incrementar a ostreicultura no Estado, o que será feito inicialmente através do melhoramento genético e da produção de 150 mil sementes de ostras, como forma de dar suporte aos criatórios do molusco existentes ao longo do litoral potiguar.
- A expectativa dos técnicos do Sebrae é de que a curva de produção de ostras no RN venha a retomar o crescimento depois de anos de declínio. A partir de janeiro, o “Projeto Aquinordeste” deverá incentivar o cultivo do molusco entre grupos produtores pela via do melhoramento genético de espécies popularmente conhecidas como “ostras de mangue” e estimular a produção de sementes de ostras, já que a escassez de sementes é apontada como principal causa na redução da oferta de ostra no mercado regional e do abandono do cultivo por parte de muitos aquicultores.
- Desde julho último o “Projeto Aquinordeste” está sendo desenvolvido de forma articulada e integrada em vários estados da região com vocação para aquicultura. No Rio Grande do Norte, o alvo é a otimização da produção de tilápias de tanques e, principalmente, de ostras.
- A ideia é implementar iniciativas para desenvolver a cadeia produtiva da ostreicultura em quatro estados nordestinos ao alavancar os estoques naturais de ostras em Sergipe, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte e identificar as espécies para fins de melhoramento genético, contribuindo assim para a geração de conhecimento, aumento de competitividade no setor e a redução de potenciais impactos ambientais da cadeia na região.
- Em Alagoas, pesquisadores estão se dedicando à identificação de possíveis doenças que podem atingir as espécies e aos estudos de rastreabilidade do material. Já no Rio Grande do Norte, será realizada a reprodução das sementes de ostras apontadas pelos estudos como as mais viáveis para a comercialização. Além disso, serão verificados os melhores tipos de ração e de alevinos.
- As ações para fortalecer a cadeia produtiva da ostreicultura no RN não são recentes; datam do início de 2011, época em que, no Canto do Amaro, município de Guamaré, foi feita a instalação de viveiros com aerogeradores para pesquisar as melhores condições para o cultivo das ostras, trabalho desenvolvido através de uma parceria entre o Sebrae e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a Prefeitura de Guamaré.

Empresas contábeis obrigadas a apresentar carta de responsabilidade

- A Resolução número 1.457, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), publicada no Diário Oficial da União deste dia 13 de dezembro, determina que os profissionais da contabilidade deverão obter anualmente a Carta de Responsabilidade da Administração para o encerramento do exercício contábil.
- Além disso, o contador deverá comunicar ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC) do seu domicílio profissional a recusa da entrega da Carta de Responsabilidade da Administração por parte da empresa.
- Quem não cumprir as novas regras estará sujeito às seguintes penalidades: multas; advertência reservada; censura reservada; censura pública; suspensão do exercício profissional; e cassação do exercício profissional.

Compartilhar: