Natal mostra seus sabores e tradições no 1º festival gastronômico junino

Festival apresenta cultura e culinária potiguar para natalenses e turistas durante a Copa, entre 19 e 24 de junho, na praça Pedro Velho

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em junho, o “caminho da roça” vai passar pela praça Pedro Velho, no coração do bairro de Petrópolis. Localizada em um dos mais antigos espaços públicos de lazer  de Natal, na zona Leste da capital, a bonita e arborizada praça receberá, no período de 19 a 24 de junho, atrações diversificadas no segmento de gastronomia e arte norte-riograndense, propondo um tributo às tradições do ciclo junino.

O I Festival Gastronômico e Cultural Junino tem realização do Circuito dos Festivais Gastronômicos e Culturais do RN e Natal Cultural, sendo viabilizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão, da prefeitura de Natal, Esmeralda Praia Hotel, Banco do Brasil e Hotel Majestic Natal. O evento tem entrada franca.

O I Festival Gastronômico e Cultural Junino terá gastronomia brasileira e culinária regional, música, atividades circenses, danças típicas e artes plásticas. Será um prato cheio para os natalenses saudosos de uma festa de rua, e também para o turista de passagem durante a Copa do Mundo conhecer nossas tradições juninas.

Todas as noites, a partir das 18h até 1h da madrugada, estarão em atividade vários quiosques de comidinhas típicas, cozinha show com pratos preparados ao vivo por chefs convidados, restaurantes de especialidades (das raízes ao contemporâneo), todos com estrutura de mesinhas na calçada para o público degustar enquanto assiste aos shows musicais. As quadrilhas e artistas circenses terão lugar de destaque no evento. Haverá ainda espaço lúdico com pula-pula e barraquinhas de jogos populares juninos.

As tendas de restaurantes e quiosques estarão montadas no centro da praça. Já os shows e atividades culturais ficarão na av lateral ao Palácio dos Esportes. Haverá tenda da canjica, milho verde, ginga com tapioca, cozinha popular brasileira – pastel, coxinha e empada – além dos restaurantes risoteria Blackitchen, cozinha seridoense do restaurante da Totóia, gastronomia slow food da chef Adriana Lucena (Taiá Bistrô), o português Real Clube do Bacalhau, Menina Bonita Tapiocaria, cachaçaria e bar Ombak, tenda de drinques do bartender e mixologista Gueto Hermínio, espaço da Cimsal Flor de Sal, quiosques juninos,  Papillon Creperie, doces brasileiros da Sweet Cake, quiosque da Piazza dei Fiori, grelhados árabes elaborados pela chef Sanylle Faraj, Chaminé café, entre outros.

A cozinha show do festival terá a cada dia um menu diferente e um chef convidado. Eles preparam ao vivo os pratos que o público poderá comprar em pequenas degustações e combos, a preços módicos. Tudo feito ao vivo.

No dia 19, o cardápio será assinado por Ítala Selda (Ateliê Culinário). A cozinha interna através da brigada de chefs do festival, estará reproduzindo a receita em proporção maior e depois ela será comercializada na tenda. No dia 20, o cardápio da noite será assinado pela chef Gabriela Sales (Between Food & Galery). No dia 21, o chef Nito Avelar vai criar os pratos da cozinha show e dia 22, é a vez da chef Ana Lima assumir a bancada. Nos dias 23 e 24 de junho, os pratos serão preparados pelos chefs Celso e Caicó, ambos dos restaurantes Camarões Express e Caicoense, do Natal Shopping.

Atividades culturais

A parte cultural promete atrair grande público. Na abertura (quinta, 19), o cantor e ator Isaque Galvão e a atriz Badú Moraes serão os mestres de cerimônia da festa. Para a criançada, o Tio Chulé faz as honras das brincadeiras de pescaria e gincana junina. Haverá apresentação de quadrilha profissional e quadrilha improvisada, com participação do público. A primeira noite terá encerramento da cantora e compositora Khystal e banda, com show dedicado aos clássicos da música nordestina.

Trio de forró anima a sexta-feira [20] e convida o público para dançar. Estão programados ainda shows de samba de raiz com Quarteto Linha e quadrilhas profissionais. No sábado, mais trios de forró em shows acústicos e a presença do Tio Chulé comandando as brincadeiras infantis.

O encerramento será com um tributo a Jair Rodrigues interpretado por Isaque Galvão. Até dia 24 estão programados shows musicais de Arthur Soares, Dodora Cardoso, grupo Forró N’Manha, Rodolfo Amaral, Badú Moraes e Banda, entre outros.

Serviço

I Festival Gastronômico e Cultural Junino

19 a 24 de junho

Praça Pedro Velho (Cívica)

Compartilhar:
    Publicidade