Natalenses fazem fila em shopping para ver a Taça da Copa do Mundo

Objeto mais cobiçado pelas seleções estará em shopping da ZN até 21h

Taca-da-Copa--JA

Diego Hervani

Repórter

O Tour da Taça da Copa do Mundo da Fifa chegou a Natal nesta quinta-feira (22). O objeto mais cobiçado pelas seleções mundiais ficará em exposição até às 21h de hoje, no Norte Shopping, Zona Norte de Natal. Porém, desde antes das 8h os natalenses já faziam fila no estacionamento do shopping.

Mesmo com horário marcado para fazer a visitação, já que quando o público adquiria os ingressos a hora que iria até o local tinha que ser informado no site da patrocinadora do evento, as pessoas foram cedo ao shopping. O primeiro a chegar foi o servente de pedreiro Arinunes de Lira, 44 anos, que desde às 7h30 (o evento estava marcado para começar às 9h) estava na fila para ter a oportunidade de chegar perto da taça. “Eu sou um apaixonado por futebol e para mim poder tirar foto com a taça é uma emoção muito grande. Vale todo esse esforço de ficar na fila com todo esse sol na cabeça”, afirmou sem perder o bom humor mesmo com o intenso calor que estava fazendo na capital potiguar.

Além de poder registrar o momento com a taça, Arinunes se sentiu recompensado por ter participado da construção da Arena das Dunas, em Natal e também ter sido jogador profissional. “Eu joguei algumas competições aqui em Natal por times menores. Também fui colaborador na Arena das Dunas. Então para mim é especial. É como se o meu trabalho estivesse completo com esse momento”, frisou.

Já o vigilante Luiz Eduardo levou a esposa e os três filhos para o evento. Ele conta que se não conseguisse o ingresso, iria ficar em uma situação “complicada” com a família. “Olha, desde que foi divulgado o dia que a taça viria para Natal que meus filhos ficaram no meu pé para conseguir os ingressos. Tive que correr atrás. Eles ficavam me pressionando todos os dias. Ainda bem que conseguimos. Além do prazer de poder tirar a foto com a taça, já que todos gostamos de futebol, eu estou aliviado. Não quero nem pensar o que iria acontecer se eu não tivesse conseguido os ingressos”, afirmou o vigilante em um tom de brincadeira, e visivelmente satisfeito.

Depois de Natal, a Taça da Copa do Mundo ainda irá passar por Recife, Fortaleza, Brasília e São Paulo para então completar o Tour por todas as capitais do Brasil. Segundo a organização do evento, cerca de 15 mil pessoas são esperadas em Natal até às 21h desta quinta-feira.

Além da Taça da Copa do Mundo, o ex-jogador Rivaldo, melhor jogador do mundo em 1999 e pentacampeão mundial em 2002 com a seleção brasileira, também esteve no Norte Shopping para atender a imprensa e alguns fãs. “Para mim é uma emoção muito grande poder participar de um evento como esse. Quando eu chego perto da Taça todas as lembranças daquela conquista (em 2002) começam a surgir na minha cabeça. Foi um momento muito importante na minha vida profissional. A emoção só se iguala com a de quando eu tive a oportunidade de jogar profissionalmente com o meu filho”.

Brasil favorito, mas com ressalvas

Fugindo de perguntas polêmicas como sobre os protestos que estão acontecendo no Brasil contra a Copa do Mundo, Rivaldo falou sobre as possibilidades do Brasil conquistar o Mundial este ano. Apesar de considerar a seleção favorita, ele lembrou que outros campeões podem causar problemas. “Se pensarmos de como a seleção estava há duas temporadas, que ninguém acreditava nela, houve uma evolução muito grande. O Brasil tem jogado bem e é a favorita para a Copa. Mas também não podemos nos esquecer das seleções que já ganharam a Copa (Argentina, Uruguai, Alemanha, Itália, França, Inglaterra e Espanha) e que irão jogar no Brasil”.

O pentacampeão também disse que Neymar pode fazer a diferença para o Brasil. “Eu joguei com a 10 em duas Copas do Mundo e fiz um bom trabalho (foi vice em 98 e campeão em 2002). Hoje essa camisa está com o Neymar, que vai jogar mais no ataque. Ele sabe jogar futebol, tem um talento muito grande e tenho certeza que pode fazer um grande trabalho aqui no Brasil. Além disso, também temos o fator casa. A torcida vai apoiar muito”.

Curiosidades da Taça

– A Taça da FIFA viaja a bordo de um jato executivo especialmente decorado e mobiliado para transportar o objeto

– Ao ser concluído, no dia 1º de junho, em São Paulo, o Tour da Taça por Coca-Cola terá visitado 90 países.

– O Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA 2014 visitou todos os países campeões da Copa do Mundo.

– Pela primeira vez na história do Mundial, a Taça viaja por todas as capitais de um país-sede.

– A Taça original da FIFA da atualidade mede 36,8 centímetros, pesa 6,175 quilos e é feita de ouro maciço 18 quilates, com base de malaquita, pedra semipreciosa. Somente campeões mundiais e chefes de Estado podem tocar a Taça

– A Taça original é erguida pelo país campeão, que recebe uma réplica folheada a ouro.

– A atual Taça foi erguida pela primeira vez na Copa da Alemanha, em 1974 e tem, até o momento, o nome de seis campeões gravados em sua base: Brasil (1994 e 2002), Alemanha (1974 e 1990), Argentina (1978 e 1986), Itália (1982 e 2006), França (1998) e Espanha (2010).

– A Taça tem espaço para a inscrição de países campeões até a Copa de 2038. Considerando que a Copa do Mundo ocorre a cada quatro anos, são mais sete campeões, incluindo o deste ano.

Compartilhar:
    Publicidade