Natalenses investem em decoração de ruas para a Copa do Mundo

Bandeiras do Brasil e cortinas estilizadas predominam na ornamentação

Rua-Jordanes---Rocas-HD

Alessandra Bernardo

Alessabsl@gmail.com

A Copa do Mundo começa na próxima quinta-feira (12), mas os natalenses já estão vivendo o clima do maior evento esportivo mundial há cerca de duas semanas, quando muitos começaram a enfeitar as ruas dos bairros com bandeirinhas e cortinas nas cores da bandeira brasileira. Até os troncos das árvores e os postes de iluminação pública ganharam decoração temática, como na rua Nascimento de Castro, em Dix-Sept Rosado, na zona Oeste de Natal.

“Juntamos todos os moradores daqui da rua para trabalhar na decoração e cada um fez uma parte, desde o corte das tirinhas coloridas até o cafezinho para manter o povo acordado. Foi um verdadeiro mutirão da alegria, principalmente à noite, já que muita gente trabalha durante o dia. Se depender do nosso empenho e da nossa torcida, com certeza o Brasil ganhará essa copa, ainda mais dentro de casa”, disse a aposentada Otacília de Lima.

Animada, ela explicou que a decoração da rua começou há duas semanas, com a pintura da bandeira nacional no chão da via. “Foi feita durante a noite e início da madrugada, quando pudemos fechar a rua, para que nenhum veículo passasse na hora em que os pintores estavam trabalhando, mas ainda assim, tinha uns que avançavam em cima das pessoas. Enquanto isso, cortávamos as tirinhas para fazer a cortina”, falou.

A vizinha de Otacília, Maria do Socorro Santos, também está esperançosa de que a seleção brasileira conquiste o hexacampeonato no país e que isso serviu de incentivo para todos que colaboraram na decoração da rua. Ela disse que uma das dificuldades encontradas pelos moradores foi com relação à instalação das tiras que compõem a cortina, que é amarrada entre os postes.

“Foi trabalhoso, mas conseguimos uma escada especial emprestada. Também decoramos os postes e os troncos das árvores, que foram enfaixados com pedaços de TNT, que é mais barato e resistente. Fizemos tudo por amor ao Brasil e pensando em comemorar quando a nossa seleção ganhar os jogos, as crianças adoraram e até ajudaram, fazendo as tirinhas da cortina. Colocamos também bolas de futebol penduradas entre as bandeiras”, explicou.

Jogar em casa é incentivo para Os torcedores

Em várias ruas das Rocas e de Brasília Teimosa, na zona Leste de Natal, os moradores também pintaram o chão das vias e instalaram bandeirolas verdes, amarelas e azuis, formando corredores coloridos. Em alguns pontos, as cortinas foram montadas de acordo com a disposição das cores da bandeira do Brasil.

“Gostei muito dessa decoração, ficou bonita e sem afetação, bem-feita e limpinha. A nossa expectativa é muito grande, principalmente porque o Brasil vai disputar essa copa dentro de casa e todos nós queremos que ele ganhe, por isso, acredito que o empenho dos moradores das ruas foi bem maior que nos anos anteriores”, disse o aposentado Antônio Dantas.

Ele disse que toda a família está bastante ansiosa com o primeiro jogo do Brasil, contra a Croácia, e que na semana passada comprou a camisa da seleção brasileira para seu neto. E que pintou sua casa pensando no mundial. “Desta vez, pintei o muro de verde e amarelo, para comemorar a copa e vamos reunir a família nos dias em que o Brasil jogar, para dar força e fazer pensamento positivo”, afirmou.

Estrutura da Fan Fest está quase pronta

A estrutura que vai abrigar a Fifa Fan Fest, que será realizada durante todos os dias de jogos da Copa do Mundo nas cidades-sede, já está quase pronta, de acordo com a empresa responsável pela montagem e logística. Com cerca de 28 mil metros quadrados e localizada na Praia do Forte, na zona Leste, o local terá vários palcos para apresentações artístico-culturais, praça de alimentação, estacionamento e área de circulação.

Segundo Fred Queiroz, Natal será a segunda cidade-sede a entregar toda a estrutura para o evento pronto antes do início da competição e hoje à tarde, estão previstos os testes do telão principal, de som e do sinal de satélite. Ele disse ainda que a energia elétrica na área já foi testada e que só faltam concluir os serviços de instalação do piso, passarelas, geradores de energia e os camarotes.

Compartilhar: